Seed divulga resultado de seleção do Programa Liderar-SE

Curso é destinado a servidores da Seed com cargos de liderança; selecionados devem confirmar participação nos dias 25 e 26 de junho

Projeto de formação estratégica preencheu 50 vagas voltadas ao fortalecimento das competências de gestão. (Foto: Divulgação / Seed)

O funcionalismo público da área do ensino estadual já pode consultar a lista dos aprovados para a nova capacitação gerencial do estado. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) publicou oficialmente a relação dos servidores inscritos e selecionados para integrar o Programa Liderar-SE, cujas inscrições haviam sido encerradas no último dia 12 de junho. A iniciativa foca no aperfeiçoamento de competências corporativas e no desenvolvimento de equipes para profissionais que desempenham funções de chefia e planejamento na pasta, resultando no preenchimento total de 50 vagas.

Como Consultar o Resultado e Confirmar a Vaga

Os nomes dos profissionais habilitados estão disponíveis para consulta pública diretamente no portal oficial da Seed, inseridos na aba dedicada a Editais e Seleções. O processo classificatório adotou o formato de ordem cronológica de envio dos formulários, aplicando as regras de corte do edital, que incluíram cotas específicas para candidatos negros e Pessoas com Deficiência (PcDs).

A capacitação foi instituída por meio da Portaria nº 0181/2026. Os selecionados devem efetuar a confirmação obrigatória de entrada no projeto por meio da plataforma digital de aprendizagem da Secretaria, tendo como prazo limite esta sexta-feira (26). O evento oficial de abertura das atividades está agendado para o dia 1° de julho, no auditório Hermínia Caldas, no prédio-sede da instituição.

Foco em Gestão e Tomada de Decisões

De acordo com a diretora do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da pasta, Fernanda Feitosa Moura, a iniciativa cumpre um papel indispensável no fortalecimento técnico da rede estadual:

“O avanço da educação pública de Sergipe exige gestores preparados para enfrentar cenários complexos e em constante transformação. O programa Liderar-SE corresponde a uma forma que a gente tem de atender a essa necessidade, podendo capacitar as lideranças educacionais para a tomada de decisões estratégicas e fundamentais, para garantia da continuidade das políticas públicas essenciais a fim de que a gente continue avançando”, pontuou a diretora.

O escopo pedagógico das aulas foi desenhado para trabalhar atributos como visão de futuro, foco no cumprimento de metas, articulação entre setores, técnicas de comunicação integrada, gerenciamento de crises institucionais e promoção da diversidade no ambiente de trabalho.

Carga Horária e Estrutura Metodológica

O itinerário formativo contará com uma carga horária total de 80 horas, distribuídas de forma modular em quatro grandes blocos de ensino:

  • Liderança Estratégica e Gestão para Resultados;
  • Governança Colaborativa e Articulação Institucional;
  • Tomada de Decisão e Gestão de Crises em Contextos de Mudança;
  • Liderança Inclusiva e Desenvolvimento de Pessoas.

As dinâmicas de ensino mesclarão encontros presenciais e transmissões ao vivo (remotas síncronas), além do cumprimento de tarefas complementares assíncronas. O programa foi segmentado para impactar três esferas de atuação: a Estratégica (envolvendo o secretariado, executivos e superintendentes), a Tática (diretores regionais, chefes de assessorias e coordenadores de programas) e a Operacional (diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e supervisores locais).

Leia Também:

Leia mais na categoria Educação em Sergipe

Compartilhe esta notícia