A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realizará, na próxima segunda-feira (13), uma sessão especial para discutir os limites territoriais entre Aracaju e São Cristóvão. A iniciativa é do presidente da Casa, deputado Jeferson Andrade (PSD), e acontecerá no plenário da Alese.
A disputa entre os dois municípios é antiga e ganhou novo fôlego após decisão judicial recente que determinou a devolução de parte da Zona de Expansão de Aracaju para São Cristóvão. O tema voltou a provocar polêmica nos meios políticos e jurídicos.
A sessão contará com a presença do deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA), relator do projeto que regulamenta os procedimentos para solucionar conflitos territoriais entre municípios do mesmo estado, sem a criação de novas cidades.
No mês passado, uma comissão de deputados estaduais sergipanos — Garibalde Mendonça, Georgeo Passos, Paulo Júnior e Manuel Marcos — esteve com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), solicitando celeridade na tramitação da proposta. O texto prevê a realização de plebiscitos como mecanismo para resolver disputas territoriais.
Para Jeferson Andrade, a Assembleia tem papel fundamental no debate. “O projeto que tramita na Câmara é uma esperança porque permite que a população decida e coloque um ponto final no conflito”, afirmou.
A área reivindicada por São Cristóvão corresponde a 11,4% do território atual de Aracaju — cerca de 20,78 km² — onde vivem aproximadamente 30 mil pessoas.
Fonte: Alese


