Um trabalho integrado de perícia papiloscópica permitiu a identificação de um homem que estava desaparecido há quatro anos do estado de São Paulo. A revelação foi divulgada nesta terça-feira (13) pelo Instituto de Identificação da Polícia Científica de Sergipe. O cidadão vivia em situação de rua em pontos de ônibus no bairro 13 de Julho, na Zona Sul de Aracaju.
A investigação teve início após provocação do Núcleo de Desaparecimentos. De acordo com o papiloscopista Marcos Andrade, coordenador de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade, a coleta das impressões digitais foi efetuada no Hospital São José, local onde o homem recebia assistência médica.
Após o recolhimento do material papiloscópico em Sergipe, os peritos solicitaram suporte e cruzamento de dados junto aos órgãos periciais do estado de São Paulo, confirmando formalmente a identidade do desaparecido.
Com a qualificação concluída, os dados foram encaminhados às autoridades policiais responsáveis pela apuração do desaparecimento e às equipes de assistência social para viabilizar o acolhimento, localização da família e acesso aos direitos e serviços públicos. O Instituto de Identificação atende uma média diária de cinco a seis solicitações de identificação para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Cooperação técnica entre estados
A localização e identificação ressaltam a relevância da integração de redes de perícia e do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (CNPD), gerenciado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para integrar informações entre as unidades federativas.
Acesse mais conteúdos na seção: Polícia em Aracaju
Siga o Isto é Aracaju e receba as notícias em primeira mão.
