
Pesquisadores do Projeto TAMAR e da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) confirmaram, neste sábado (5), a localização de um tubarão de espécie rara encontrado morto na última sexta-feira (4), na Praia da Costa, no município de Barra dos Coqueiros, litoral de Sergipe.
O exemplar foi avistado durante um monitoramento de rotina realizado pelas equipes da Fundação Projeto TAMAR. De acordo com os especialistas, trata-se de um tubarão-boca-grande (Megachasma pelagios), com cerca de 4,60 metros de comprimento, do sexo masculino.
O achado surpreendeu moradores e banhistas da região, especialmente pelo tamanho incomum do animal, que chamou atenção de quem passava pela orla.
Espécie rara e de águas profundas
Segundo o Projeto TAMAR, o tubarão-boca-grande é uma espécie extremamente incomum, que habita águas profundas e se alimenta de plâncton. Existem apenas 273 registros confirmados no mundo, sendo esse o quarto caso no Brasil e o segundo no Nordeste.
Após a remoção da carcaça, os pesquisadores coletaram amostras e realizaram análises técnicas com o objetivo de preparar o exemplar para uma futura exposição no espaço do Projeto TAMAR, em Aracaju.
A ação contou com a colaboração de diversas instituições parceiras, como a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Meros do Brasil, Fundação Mamíferos Aquáticos, Mineral Engenharia, ENEVA e o Centro TAMAR/ICMBio.
Por Isto é Aracaju