Gratuito e aberto ao público, o Teatro da Vila da Criança 2025, localizado na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju, vem se destacando por suas apresentações que incentivam a criatividade e a imaginação das crianças. Com uma programação que exibe peças lúdicas infantis, o espaço valoriza as artes cênicas sergipanas e democratiza o acesso à cultura.
O Teatro, climatizado e com capacidade para até 130 pessoas, oferece dois espetáculos diários, às 18h e 20h. As apresentações, voltadas para o público infantil, misturam diversão e aprendizado, utilizando linguagens e temas infantojuvenis que despertam o imaginário das crianças.
Para a artista Cecé Vieira, do grupo Mamulengo Baile Estrela, o impacto do teatro no público infantil é imensurável. “O teatro é uma vivência que entra no cognitivo, ajudando as crianças a sonharem, interagirem e vivenciarem emoções. Só com a experiência é que elas conseguem entender como o teatro é transformador”, afirma Cecé, que apresentou o espetáculo A Menina que Sonhava em Dançar Forró com Jesus.
O artista César Leite, que também se apresentou no Teatro com a peça Palhaço Sempre Palhaço, destaca a função educativa da arte. “O teatro, por meio da diversão, consegue transmitir mensagens importantes de superação e motivação de uma forma suave, permitindo que as crianças reflitam enquanto se divertem”, ressalta Leite.
O Teatro da Vila da Criança também cumpre um papel essencial ao valorizar os talentos locais. Toda a programação é composta por artistas e grupos sergipanos, proporcionando visibilidade e incentivo ao setor cultural do estado. O ator Adriano Souza, da Cia Saurus, reconhece a importância dessa valorização: “Nunca vi um festival tão respeitoso e estimulante à produção cultural local. O Governo de Sergipe está oferecendo uma plataforma inédita para a arte em Sergipe”, afirma Adriano.
Aprovação do Público
O sucesso do Teatro é evidenciado pela alta presença de famílias, que consideram o local uma das atrações imperdíveis da Vila da Criança. Maria de Fátima Ferreira, aposentada, acompanhou seus netos Lismary Emanuelle, 10 anos, e Davi Brayan, 7, ao espaço. “É maravilhoso que as crianças tenham acesso ao teatro desde cedo. Aqui, eles se divertem e aprendem, e os meus netos adoram”, comenta.
A pequena Lismary, que já participou das edições anteriores da Vila da Criança, destaca o Teatro como seu local favorito. “Eu amo o teatro! Ele me faz imaginar muitas coisas. É minha atração favorita”, diz.
Lu Andrade, chefe de cozinha, também visitou a Vila com a filha Maitê, 4, e o marido Isac Goes. Ela elogiou a gratuidade do evento, destacando que a entrada gratuita é um atrativo essencial para muitas famílias. “Sem esse custo, muitas famílias não teriam acesso a atividades culturais como esta. É um evento maravilhoso, com mais opções de brinquedos e atrações este ano”, avalia.
A dona de casa Silvia Batista, mãe de Eloá Vitória, 4, também destacou a importância da acessibilidade oferecida pelo Governo de Sergipe. “Como mãe atípica, sei que muitas vezes é difícil levar os filhos a eventos pagos. A Vila da Criança oferece tudo de graça, e é um benefício para todos. A inclusão e a diversão aqui são incríveis”, afirma Silvia.
Acessibilidade e Inclusão
Além de gratuito, o Teatro da Vila da Criança é inclusivo. Para garantir a acessibilidade, a segunda sessão do dia oferece intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), e pessoas com deficiência, autistas e neurodivergentes têm prioridade na entrada. O Governo de Sergipe reforça que todos devem ter o direito de brincar e se divertir sem distinção.
Vila da Criança 2025
A Vila da Criança segue com programação até o próximo domingo, 26, oferecendo diversas atrações como arena gamer, cinema, parque de diversões, roda-gigante, brinquedos acessíveis, casas temáticas e minicidade. O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com apoio da Netiz e Iguá, e patrocínio do Banese.
Por Isto é Aracaju / com informações Governo de Sergipe


