Quase metade dos condutores flagrados com veículos irregulares é reincidente e acumula multas, aponta levantamento da SMTT de Aracaju

Trânsito em Aracaju, na Avenida Ivo do Prado — Foto: Joelma Gonçalves/g1/Arquivo

Quase metade dos condutores flagrados com veículos irregulares é reincidente e acumula multas. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (12), e faz parte de um levantamento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju.

Segundo a SMTT, os dados apontam que 6,79% dos veículos contidos na base do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) foram autuados nos últimos dois anos por cometerem infrações de trânsito. No entanto, desse quantitativo 47% dos condutores são reincidentes e acumulam mais de uma multa.

“Os dados comprovam que a maioria dos condutores respeita as sinalizações e legislação de trânsito, e que apenas uma pequena parcela comete infrações. Porém, essa pequena parcela pode ser responsável por muitos sinistros de trânsito, inclusive, com vítimas. São pessoas que, infelizmente, permanecem cometendo imprudência no trânsito”, explicou o superintendente de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles.

O levantamento aponta ainda, que nos últimos dois anos, a SMTT de Aracaju identificou veículos que acumulam centenas de multas. Um deles, por exemplo, tem mais de 500 autuações. Outro caso é de uma motocicleta que foi apreendida, recentemente, pelos com cerca de R$ 16 mil em multas.

Fiscalização eletrônica

Dando suporte a medidas já implementadas, a SMTT informou que está instalando fiscalização eletrônica em seis novos pontos da cidade. Os equipamentos ficarão em avenidas com maior fluxo de veículos, para dar mais segurança e controle ao trânsito, e reduzir os índices de sinistros.

Os novos aparelhos de fiscalização serão instalados nas seguintes avenidas: Santos Dumont, na Orla de Atalaia, próximo a Feira do Turista, e também nos Arcos da Orla; na avenida José Carlos Silva, próximo à rotatória do conjunto Orlando Dantas; Euclides Figueiredo, próximo à avenida Benjamin Constant; avenida Augusto Franco, próximo à rua Francisco de Assis Delmondes Pereira Freitas; e na avenida Tancredo Neves, no cruzamento com a rua João Géniton da Costa.

Segundo o superintendente, quando os novos aparelhos de fiscalização eletrônica forem ligados, a população será avisada, como sempre aconteceu, e durante 30 dias os equipamentos ficarão operando para adaptação dos condutores. Só após esse período, é que os aparelhos passam a autuar os veículos que cometerem infrações.

Fonte: G1 SE

Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre Notícias de Aracaju e de Sergipe, siga @istoearacaju no Instagram.

Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Compartilhe esta notícia