Pix Automático se torna obrigatório a partir de segunda-feira (13); entenda como funciona

Novo sistema promete simplificar cobranças periódicas para empresas e consumidores. Ferramenta vai substituir o débito automático e boletos.

A partir desta segunda-feira, 13, o Pix automático se torna obrigatório para empresas e prestadores de serviços, com a promessa de substituir o débito automático e os boletos. Lançada inicialmente em caráter opcional em junho, a nova funcionalidade permite que os clientes autorizem uma vez os pagamentos periódicos a empresas e microempreendedores individuais (MEI). Com isso, as cobranças ocorrem automaticamente, sem necessidade de novas autorizações.

O Banco Central (BC) estima que a medida beneficiará até 60 milhões de brasileiros que não têm cartão de crédito. O Pix automático promete facilitar tanto para consumidores quanto para as empresas, uma vez que elimina a necessidade de convênios com bancos para cobranças, o que anteriormente só era possível para grandes corporações.

Como funciona:

  • A empresa envia um pedido de autorização de Pix automático ao cliente.
  • O cliente acessa a opção “Pix automático” no aplicativo do banco e aceita os termos da operação.
  • O valor, periodicidade e o limite de cada transação são definidos pelo usuário.
  • A cobrança é realizada automaticamente a partir da data acordada, 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive em feriados.
  • O usuário pode cancelar, ajustar valores ou a periodicidade a qualquer momento.

Tipos de contas pagas com Pix automático:

  • Contas de consumo (luz, água, telefone)
  • Mensalidades escolares e de academias
  • Assinaturas digitais (streaming, música, jornais)
  • Clubes de assinatura e serviços recorrentes

Diferença entre Pix automático e Pix agendado recorrente:
Embora o Pix automático seja obrigatório a partir de 13 de outubro, o Pix agendado recorrente já está disponível desde outubro de 2024. O Pix agendado é usado para pagamentos periódicos entre pessoas físicas, como mesadas ou salários de trabalhadores domésticos.

Para empresas e prestadores de serviço, o Pix automático oferece uma maneira mais simples de cobrança, já que elimina a necessidade de inserir informações como a chave Pix e valor toda vez. O cliente só precisa confirmar uma vez, e a cobrança é realizada automaticamente.

Segurança no Pix automático:
Embora o sistema tenha suas vantagens, ele também pode ser alvo de golpes, como cobranças falsas que se direcionam para contas de terceiros. Para combater isso, o Banco Central estabeleceu normas rigorosas para empresas que aderem ao Pix automático. Entre as medidas de segurança, os bancos precisam verificar informações cadastrais, a compatibilidade da atividade econômica com o serviço ofertado, e o histórico de relacionamento com o participante. Além disso, apenas empresas com mais de seis meses de atividade poderão oferecer essa modalidade de pagamento.

Pix automático obrigatório
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP

📲 Siga o Canal no WhatsApp
Siga também nosso Instagram: 📸 @istoearacaju
TAGS
Compartilhe esta notícia