O Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deu apoio ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) na Operação Nuremberg, deflagrada na manhã desta sexta-feira (31), em Aracaju.
A ação faz parte de uma investigação sobre as atividades da Misanthropic Division (MD), uma organização extremista de orientação neonazista com atuação em diferentes estados do país. No total, 21 mandados judiciais foram cumpridos em quatro estados — Sergipe, Santa Catarina, São Paulo e Paraná — sob determinação do Judiciário catarinense, com base em investigações conduzidas pelo Cyber Gaeco/MPSC.
Em Sergipe, o alvo foi uma residência na capital Aracaju, onde, segundo o MP catarinense, o investigado foi identificado como integrante ativo do grupo extremista. Durante o cumprimento do mandado, foram apreendidos equipamentos eletrônicos e outros materiais de interesse investigativo, que serão encaminhados para análise pericial pelas autoridades de Santa Catarina.
A operação contou ainda com o apoio do Gabinete de Segurança Institucional do MPSE, do Batalhão de Radiopatrulha da Polícia Militar e do Departamento do Sistema Penal de Sergipe (Desipe).
Com informações do MPSE.


