Ônibus com mais de 12 anos estão proibidos de circular em Aracaju

Licitação transporte coletivo Aracaju

Os ônibus do transporte coletivo de Aracaju com mais de 12 anos de uso estão proibidos de circular a partir desta quinta-feira, 10. A medida ocorre em razão do Decreto nº 8.042/2025, que estabelece novas diretrizes no transporte público da cidade.

Com o decreto, a empresa Progresso tinha até esta quinta-feira, 10, para circular na Grande Aracaju, já que não atende aos requisitos. No entanto, nesta manhã, os funcionários da empresa realizaram uma paralisação em protesto e os veículos não saíram. 

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), no fim da manhã, a situação foi regularizada e um total de 70 ônibus da RS Transporte, nova empresa que atua no transporte coletivo da Região Metropolitana de Aracaju, já estão em circulação. 

A previsão é de que mais 20 ônibus da empresa comecem a operar até esta sexta-feira, 11, substituindo os 90 veículos que operavam pela Progresso.” A perspectiva é que da próxima semana em diante chegue ao número de 120 veículos”, relatou a SMTT.

Substituição da frota

No dia 14 de março, a Prefeitura de Aracaju anunciou que cerca de 160 ônibus seriam substituidos, representando a renovação de aproximadamente 30% da frota. Além disso, no dia 1º de abril, sancionou a Lei nº 6.146/2025, que autoriza a contratação de um crédito de até R$ 161 milhões para a aquisição de 30 ônibus elétricos e a implantação da infraestrutura necessária.

Por Carol Mundim e Verlane Estácio

Compartilhe esta notícia