Investimentos em obras públicas fortalecem a economia e ampliam oportunidades para os sergipanos

Infraestrutura, qualificação e políticas sociais consolidam estratégia de desenvolvimento de Sergipe, que garante que benefícios do crescimento do estado cheguem, de forma concreta, à população

Foto-Erick-O'Hara

Publicidade!

Os investimentos contínuos do Governo do Estado em infraestrutura têm colocado Sergipe em destaque no cenário nacional da construção civil, com impactos diretos na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida da população. Entre janeiro de 2023 e novembro de 2025, o número de trabalhadores com carteira assinada no setor cresceu 35,94%, saltando de 24.103 para 32.766 vínculos formais, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O desempenho supera o de estados maiores, como São Paulo e Bahia, e evidencia uma estratégia de desenvolvimento baseada em obras estruturantes e inclusão produtiva.

Atualmente, obras públicas estão em andamento ou planejadas em quase todos os municípios sergipanos, criando um ciclo virtuoso de investimentos e oportunidades. Um dos exemplos é o Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves, uma das maiores obras de mobilidade urbana em andamento no país, que emprega cerca de 450 trabalhadores e mobiliza uma ampla cadeia produtiva, desde fornecedores de materiais até serviços especializados.

O técnico de Segurança do Trabalho Felipe Saudalino, que atua no empreendimento ressalta como tem sido a experiência. “É uma obra que gera emprego de verdade. Trabalhei fora por muitos anos, em grandes empresas, mas, quando surgiu a oportunidade de voltar para Sergipe, ficar perto da minha família e atuar numa obra desse porte, aceitei na hora. Isso é fundamental para a economia do estado”, relata.

O Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves conta com investimentos em torno de R$ 320 milhões. Além da geração de renda imediata, projetos desse porte deixam um legado permanente para a mobilidade urbana e o desenvolvimento regional.

O presidente da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp), Luciano Barreto, enfatiza o papel das obras públicas no aquecimento da economia. “O que aquece a construção civil são as obras públicas, obras que a sociedade deseja e que são extremamente importantes. E isso é o que está acontecendo, atualmente, em Sergipe. Pela iniciativa do governo, o estado tem crescido muito com a execução de obras estruturantes que, ao longo do tempo, vão transformar Aracaju e todo o interior”, ressalta.

Oportunidades

Nos canteiros de obras, os investimentos também se traduzem em inclusão e novas possibilidades. A presença feminina cresce em funções técnicas e de controle de qualidade, rompendo barreiras históricas do setor, como é o caso da assistente de qualidade Larissa Manoela Gama, que atua no controle de materiais e processos na obra do Complexo Viário. “É uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento profissional. Já trabalhei na construção civil há alguns anos, parei um pouco e voltei agora. Estou há três meses aqui e vejo como é uma oportunidade”, afirma.

Além das grandes intervenções, obras de drenagem, contenção e saneamento têm papel fundamental na prevenção de alagamentos, na segurança das comunidades e na melhoria do ambiente urbano. Em uma dessas frentes, com investimento superior a R$ 6,6 milhões e cerca de 90% de execução, trabalhadores relatam a retomada das oportunidades após os períodos mais críticos da pandemia. “Hoje, aparecem mais obras e mais chances de emprego. Isso faz muita diferença para quem vive do trabalho diário”, conta o servente Sandoval dos Santos, de 44 anos.

Qualificação e impacto social

Para sustentar o crescimento do setor, a qualificação profissional tem sido tratada como eixo estratégico, por meio de programas como o Qualifica Sergipe, coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). Na última semana, o Estado abriu mais de mil vagas de qualificação profissionalizante na área da construção civil, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com bolsa para transporte e alimentação.

A proposta é alinhar a formação às demandas reais do mercado e garantir que as vagas geradas pelas obras sejam ocupadas por trabalhadores sergipanos. “O curso ajuda a gente a se manter competitivo e crescer junto com esse momento de expansão”, afirma o pedreiro Carlos Roberto Ramos da Silva, com mais de 20 anos de experiência, que voltou à sala de aula por meio do Qualifica Sergipe.

O impacto social também é visível nos investimentos em habitação e equipamentos públicos. Programas habitacionais, como o ‘Casa Sergipana’, devem levar mais dignidade a milhares de famílias, ao mesmo tempo em que movimentam a construção civil nos municípios. Cada obra habitacional ativa uma extensa cadeia econômica, envolvendo mão de obra local e fornecedores regionais. Da mesma forma, a construção de equipamentos voltados à proteção social e aos direitos das mulheres, a exemplo da Casa da Mulher Brasileira, gera empregos e fortalece serviços essenciais à população.

Investimentos em obras públicas em Sergipe impulsionam a construção civil e ampliam a geração de empregos no estado
Foto-Erick-O’Hara
Investimentos em obras públicas em Sergipe impulsionam a construção civil e ampliam a geração de empregos no estado
Felipe Saudalino_Foto Erick O’Hara
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP

📲 Siga o Canal no WhatsApp
Siga também nosso Instagram: 📸 @istoearacaju
Compartilhe esta notícia