O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou mutirões de atendimento em diversas cidades do país com o objetivo de antecipar serviços e minimizar os impactos da suspensão temporária do atendimento presencial. As ações seguem no próximo fim de semana, nos dias 24 e 25.
De acordo com o órgão, os segurados que possuem agendamento marcado para os dias 28, 29 e 30 de janeiro podem consultar a nova data de comparecimento até as 19h do dia 27, por meio do site ou aplicativo Meu INSS, ou ainda pela Central Telefônica 135. Para quem preferir atendimento em dia útil, o INSS garante o reencaixe.
Serviços realizados
A região Nordeste concentrou o maior volume de atendimentos, com a realização de 1.378 perícias médicas em parceria com o Ministério da Previdência Social. Os mutirões ocorreram em 71 Agências da Previdência Social (APS), distribuídas em oito dos nove estados da região.
O Ceará liderou o número de atendimentos, com 556 perícias realizadas, seguido por Alagoas e Bahia. Também houve mutirões na Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Maranhão, com foco na análise e reavaliação do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Na região Sudeste, o estado de São Paulo registrou 1.300 antecipações de atendimento. No Centro-Oeste, foram contabilizadas 472 perícias médicas. Já no Sul do país, Santa Catarina também contou com agências em funcionamento durante o mutirão.
A mobilização segue neste fim de semana como forma de compensar a interrupção temporária das atividades presenciais prevista para os dias 28, 29 e 30 de janeiro.
Manutenção dos sistemas
Segundo o INSS, a suspensão do atendimento presencial ocorre em razão de melhorias nos sistemas previdenciários, informadas pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.
Durante esse período, os serviços digitais do Meu INSS (site e aplicativo) e da Central 135 ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 até o dia 1º de fevereiro. A pausa é necessária para a modernização das plataformas, visando garantir mais estabilidade, segurança e eficiência no atendimento à população.
O INSS informou ainda que tem adotado mutirões e outras medidas para reduzir o tempo de espera na análise de benefícios e assegurar a continuidade dos serviços, mesmo durante o processo de atualização tecnológica.

