
Mais de 1,6 milhão de aposentados e pensionistas que aderiram ao acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para devolução de descontos indevidos de mensalidades associativas já receberam o ressarcimento.
Segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (7) pelo INSS, o número representa 98,5% dos beneficiários aptos que formalizaram o pedido. Os valores foram pagos diretamente na conta onde o benefício é depositado, sem necessidade de apresentação de documentos ou fornecimento de dados bancários.
Ao todo, 2,43 milhões de beneficiários estão aptos a participar do acordo. Cerca de 70% já fizeram a solicitação, enquanto 700 mil aposentados e pensionistas ainda podem aderir para reaver descontos ilegais realizados entre março de 2020 e março de 2025.
O prazo para contestação termina em 14 de novembro. O acordo continuará disponível após essa data, e a devolução será feita em parcela única corrigida pela inflação.
A adesão é gratuita e pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente em mais de 5 mil agências dos Correios em todo o país.
Fonte: Agência Brasil
Leia também:
- PF prende suspeitos por esquema de descontos ilegais em benefícios do INSS em Sergipe
- Justiça bloqueia R$ 23,8 milhões de suspeitos de fraude contra INSS
- Beneficiários do INSS podem contestar desconto indevido nos Correios
- Fraude de R$ 6 bilhões no INSS envolve associações com sede em Sergipe, diz PF
- Descontos indevidos no INSS: Governo suspende convênios e promete devolução a aposentados