A participação de Sergipe na Feira Internacional de Turismo (Festuris) 2025, realizada nos dias 7 e 8 de novembro, em Gramado (RS), foi marcada por grandes resultados e pela consolidação do estado como um dos destinos mais promissores do Nordeste. Durante os dois dias de evento, o estande sergipano se destacou pela riqueza cultural, acolhimento e a divulgação de experiências que chamaram a atenção de agentes de viagens, operadoras e visitantes que estiveram no evento.
Graças à iniciativa do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), além do apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE) e da Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco, a presença de Sergipe no evento foi marcada pela promoção dos principais atrativos turísticos do estado em um estande imersivo que mostrou a diversidade cultural que torna Sergipe um estado único, a exemplo dos Cânions de Xingó, o litoral de águas mornas, e as cidades históricas de São Cristóvão e Laranjeiras. Também foram realizadas de capacitações de profissionais de turismo.
Os visitantes também se surpreenderam com atrativos que movimentam o calendário sergipano na alta temporada (2025/2026) e que são responsáveis por atrair grande número de turistas para o estado, como o Pré-Caju e Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) promovidos neste mês de novembro; a Vila do Natal Iluminado e Réveillon, em dezembro; e o Verão Sergipe, realizado em janeiro de 2026.
O estado encerrou sua jornada com a retomada da tradicional ‘Noite de Sergipe’, rebatizada neste ano como ‘Noite de Sergipe Silvinha Oliveira’, em homenagem à jornalista e gestora de turismo Silvia de Oliveira (in memoriam), conhecida como Silvinha Oliveira. Ela foi uma das figuras mais importantes para o desenvolvimento do turismo em Sergipe, e contribuiu para a projeção nacional do município dos atrativos turísticos do município de Canindé de São Francisco. Além disso, foi idealizadora da primeira Noite de Sergipe, em 2000, um marco na divulgação do destino em feiras nacionais e internacionais.
Segundo o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, a presença de Sergipe na Festuris representou um marco na promoção do destino em âmbito nacional e foi muito produtiva. “O resultado deste evento reflete o planejamento estratégico desenvolvido ao longo da gestão do governador Fábio Mitidieri, que trata o turismo como política de governo. A Festuris foi uma vitrine importante para mostrar o quanto nosso estado é diverso, acolhedor e cheio de oportunidades, e encerrar o evento com a retomada da ‘Noite de Sergipe Silvinha Oliveira’ foi um momento de celebração e reconhecimento à história e à força do nosso turismo”, completou.
A secretária Executiva da Setur, Daniela Mesquita destacou que a participação de Sergipe na Festuris terminou com saldo positivo. “Realizamos inúmeras ações em parceria com as operadoras FRT, CVC, Diversa e Incomum, com ativações em estandes, capacitações com agentes de viagens e, para coroar, a emocionante retomada da ‘Noite de Sergipe’. Todo esse trabalho é resultado de uma estratégia sólida de promoção e divulgação do destino, que enxerga o turismo como uma verdadeira política pública de desenvolvimento. Sergipe mostrou seu potencial e hospitalidade, consolidando-se cada vez mais como um destino acolhedor, seguro e repleto de experiências inesquecíveis”, afirmou.
O diretor-presidente da Emsetur, Fabiano Oliveira considerou que a retomada da tradicional ‘Noite de Sergipe Silvinha Oliveira’ representa muito mais do que um evento: é um ato de reconhecimento e valorização da história sergipana e de quem ajudou a construir o turismo no estado. “Essa é uma gestão que reconheceu o papel do turismo na construção e preservação da nossa identidade. Retomar essa celebração, que homenageia profissional de referência, é manter viva nossa memória e fortalecer o sentimento de pertencimento. Levamos nossa querida Amorosa, que abrilhantou a noite com o nosso forró e promovemos diversas dinâmicas e trocas que reafirmam Sergipe como um destino acolhedor, autêntico e cada vez mais competitivo”, salientou.
Imersão
A curadora de Programação dos Operadores Internacionais Vaniza Schuler explicou que a ação realizada em parceria com a empresa TAP Air Portugal e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que levou profissionais internacionais do setor de turismo para uma capacitação sobre o destino Sergipe na Festuris, foi uma iniciativa que despertou o interesse tanto da TAP, que possui voos diretos destinos brasileiros, quanto da Embratur, que busca ampliar o número de visitantes internacionais.
“A ideia foi proporcionar a esses operadores experiências e vivências que os ajudem a entender melhor como podem vender o destino Sergipe em seus mercados. Além disso, realizamos um circuito de visitas guiadas pelos estados, passando por São Paulo, Bahia, Sergipe e Alagoas, para mostrar como é fácil combinar esses destinos. No estande, eles puderam conhecer mais sobre Sergipe, experimentar um pouco da hospitalidade e da qualidade do turismo, o que certamente contribuirá para despertar o interesse e aumentar o envio de turistas internacionais ao estado”, informou.
A agente de viagens Renata Moreira, que atua há 22 anos no setor, destacou o interesse em conhecer Sergipe pessoalmente e elogiou o material promocional apresentado durante a feira. “Ainda não conheço Sergipe, mas é um destino que a gente vende bastante e que os clientes gostam muito, especialmente a região da foz do Rio São Francisco. Já estive ali, na divisa com Alagoas, mas não cheguei a visitar Aracaju e outros lugares do estado. Com certeza quero conhecer e levar minha família. O material promocional está excelente. Esse tipo de divulgação chama atenção e ajuda muito na hora de vender o destino. Sergipe tem um leque de atrativos incrível e isso com certeza vai facilitar ainda mais as venda”, contou.
‘Noite de Sergipe Silvinha Oliveira’
Realizada em um dos espaços mais prestigiados de Gramado, a ‘Noite de Sergipe Silvinha Oliveira’ reuniu autoridades, profissionais do turismo, jornalistas e convidados especiais em um encontro que celebrou a união entre Sergipe e o Rio Grande do Sul. A homenagem à jornalista reconhecida por ter iniciado a parceria entre Gramado e Canindé do São Francisco, que há décadas promove o intercâmbio turístico e cultural entre as duas regiões e se tornou referência na promoção do destino Sergipe, simbolizou o compromisso do Estado em valorizar suas raízes e destacar o papel do turismo como vetor de desenvolvimento e identidade cultural.
CEO e fundadora da Festuris, Marta Rossi ressaltou a emoção e o simbolismo da retomada da ‘Noite de Sergipe’ após uma década, marcada pela homenagem a Silvinha Oliveira. “É um momento muito especial que mostra o quanto o turismo, através das emoções, tem a capacidade de aproximar as pessoas. Silvinha fez um trabalho incrível e, desde cedo, nos identificamos. Nós trabalhávamos por Gramado e ela pelo destino Sergipe. Trazer de volta essa celebração, com a lembrança e o coração de Silvinha tão presentes, é emocionante. Estamos muito felizes com essa iniciativa do estado e parabenizamos Sergipe por manter viva a memória dela através de vocês”, salientou.
A filha da homenageada, Vitória de Oliveira, expressou emoção pelo ato dedicado à sua mãe. “Acredito que estou dando continuidade ao legado dela. Muita gente diz que a gente se parece, e eu quero manter viva essa memória, tanto aqui quanto no nosso estado. Além disso, herdei o amor da minha mãe pelo turismo. Sou apaixonada por viajar e quero continuar contribuindo para a divulgação do nosso Sergipe”, revelou.
O prefeito de Canindé de São Francisco, José Machado Feitosa Neto, destacou a emoção de participar da retomada da Noite de Sergipe durante o encerramento da Festuris, ressaltando o simbolismo e a importância do momento para o turismo do estado. “A Prefeitura de Canindé tem muita satisfação em apoiar essa iniciativa, que valoriza nossa cultura, nossa gente e o turismo sergipano. Homenagear Silvinha Oliveira, uma mulher que deixou um legado imenso para o turismo de Sergipe e para nossa cidade, tornou essa noite ainda mais especial. Ver a Noite de Sergipe de volta, depois de uma década, reforça a força da parceria entre o Governo do Estado e os municípios, mostrando que o turismo sergipano segue unido e fortalecido”, afirmou.
Show marcante
A cantora e compositora Antônia Amorosa emocionou o público com um show marcante que celebrou as raízes culturais do Nordeste. Após mais de três décadas sem se apresentar no Rio Grande do Sul, a artista retornou aos palcos de Gramado com um repertório que mesclou clássicos da música brasileira e canções sergipanas, simbolizando o elo entre Sergipe e o Rio Grande do Sul e encerrando a noite sob aplausos.


