Flávio Bolsonaro confirma que será o candidato do PL à Presidência em 2026

Senador afirma ter sido escolhido por Jair Bolsonaro para disputar o Planalto em 2026; PL confirma indicação e pré-campanha deve ser ampliada.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta sexta-feira (5) que foi escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para ser o candidato do Partido Liberal à Presidência da República nas eleições de 2026. A declaração foi publicada nas redes sociais do parlamentar.

“É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação”, escreveu o senador.

Jair Bolsonaro está preso por tentativa de golpe de Estado e impedido de disputar eleições devido a condenações no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com sua inelegibilidade, aliados vinham disputando internamente o apoio do ex-presidente, com nomes como o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), entre os cotados.

Segundo aliados, Jair Bolsonaro comunicou a escolha em conversa direta com o filho. Flávio visitou o pai na Superintendência da Polícia Federal em Brasília na última terça (2), em mais um encontro autorizado pela Justiça.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que também havia cogitado se lançar como pré-candidato ao Planalto, declarou a interlocutores que apoia integralmente a candidatura do irmão.

Críticas ao governo e apoio do PL

Na publicação, Flávio Bolsonaro afirmou que o país “vive dias difíceis”, criticou o governo Lula — que deve disputar a reeleição — e mencionou temas como violência, impostos e desgaste econômico.

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, confirmou oficialmente a escolha.
“Confirmado. Flávio me disse que o nosso capitão ratificou sua candidatura. Bolsonaro falou, está falado. Estamos juntos”, declarou ao g1. O partido também divulgou nota afirmando que o senador será o nome indicado para representar a legenda na disputa presidencial.

Movimentações e projeção nacional

De acordo com parlamentares próximos ao senador, Flávio relatou que recebeu do pai a orientação de ampliar sua presença em eventos públicos, fortalecer sua imagem nacional e intensificar agendas nos estados.

Apesar da indicação, lideranças do PL afirmam que a pré-candidatura ainda precisará ser consolidada internamente e entre setores bolsonaristas. Avaliações preliminares apontam que Flávio ainda não aparece como um nome competitivo no cenário nacional.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também comentou a indicação nas redes sociais, desejando sabedoria e proteção ao senador. Ela deve visitar o ex-presidente na próxima terça (9), mesmo dia em que Flávio também recebeu autorização do ministro Alexandre de Moraes, do STF, para uma nova visita ao pai.

Flávio Bolsonaro candidato 2026
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP

📲 Siga o Canal no WhatsApp
Siga também nosso Instagram: 📸 @istoearacaju
Compartilhe esta notícia