Élber Batalha denuncia “cabide de empregos” e R$ 15 milhões por mês em cargos na gestão Emília Corrêa

Segundo o vereador, a prefeita criou 700 novos cargos e aumentou a folha em 50%; denúncia será levada ao Ministério Público.

O vereador de Aracaju, Élber Batalha (PSB), acusou a prefeita Emília Corrêa de inflar a máquina pública com novos cargos comissionados e elevar significativamente os gastos do município com pessoal. A denúncia foi feita nas redes sociais do parlamentar.

Segundo Elber, a prefeitura criou cerca de 700 novos cargos comissionados, o que teria gerado um aumento de aproximadamente 50% na folha salarial. Ele afirma que, atualmente, os gastos mensais com essas nomeações ultrapassam R$ 15 milhões, o que classificou como um “cabide de emprego político”.

Ainda conforme o vereador, o número de comissionados saltou de 2.398 para 3.402 em apenas um mês, entre dezembro e janeiro, e continuou crescendo gradativamente ao longo dos meses seguintes.

Críticas antigas de Emília são resgatadas

Elber também destacou declarações antigas da própria prefeita, feitas quando ela ainda era vereadora e criticava a criação de cargos comissionados:

“Isso é lógica eleitoreira. É uma improbidade absurda. Temos que apelar ao Ministério Público, porque isso é flagrante. Isso é crime. A gente não pode admitir isso”, dizia Emília à época.

Impacto na previdência municipal

Em entrevista nesta segunda (13), o parlamentar alertou que o aumento de comissionados, sem a realização de concursos públicos, agrava o déficit do sistema previdenciário municipal, já que esses servidores contribuem apenas para o INSS, e não para o Aracaju Previdência.

“O futuro da aposentadoria daqueles que são efetivos do município fica cada vez mais em risco”, declarou.

Encaminhamento ao Ministério Público

Élber afirmou ainda que levará a denúncia ao Ministério Público e reforçou o compromisso da oposição na fiscalização das contas públicas:

“Não nos calaremos. A oposição de Aracaju tem um trabalho sério de investigação, fiscalização e compromisso com todos aqueles que nos elegeram para exercer justamente esse papel.”

A prefeitura de Aracaju ainda não se manifestou sobre as acusações.

denúncia Elber contra Emília Corrêa
O VEREADOR ÉLBER BATALHA
Compartilhe esta notícia