
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua rede social Truth Social nesta segunda-feira (7) para se manifestar em defesa do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de envolvimento em uma suposta trama golpista, e está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Trump criticou o tratamento dado ao ex-presidente brasileiro e afirmou: “O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo. Eu conheci Jair Bolsonaro, e ele foi um líder forte, que realmente amava seu país – também, um negociador muito duro em comércio”.
As acusações contra Bolsonaro incluem:
- Organização criminosa armada.
- Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
- Golpe de Estado.
- Dano qualificado ao patrimônio da União.
- Deterioração de patrimônio tombado.
O julgamento de Bolsonaro no STF, sobre a trama golpista, pode ocorrer entre agosto e setembro deste ano. O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, concedeu 15 dias para que as defesas dos réus se manifestem.
Trump também falou sobre a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e destacou que a vitória de Lula foi “muito apertada” e que agora Bolsonaro lidera nas pesquisas. Ele acusou a Justiça brasileira de perseguição política e comparou o caso de Bolsonaro ao que ele próprio enfrentou nos EUA.
“Isso não é nada mais, nada menos, do que um ataque a um oponente político – algo que eu sei muito sobre! Aconteceu comigo, vezes 10, e agora nosso país é o ‘mais quente’ do mundo! O Grande Povo do Brasil não vai tolerar o que eles estão fazendo com seu ex-presidente”, escreveu Trump.
Trump também fez comparações com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e usou o termo “caça às bruxas” para se referir ao julgamento de Bolsonaro.
Trump X Moraes:
A manifestação de Trump ocorre em meio à tensão entre o seu governo e o ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do caso de Bolsonaro. Em junho, a Trump Media, empresa de Trump, junto à Rumble, fez uma nova citação contra Moraes, acusando-o de perseguir opositores do presidente Lula. Moraes também foi criticado por parlamentares dos EUA por suas ordens de censura e por afetar empresas norte-americanas.