Deputados sergipanos se dividem em votação da PEC da Blindagem na Câmara

Metade da bancada votou a favor e metade contra; proposta altera regras sobre responsabilização de parlamentares.

PEC da Blindagem deputados Sergipe
Foto: Agência Câmara

Na primeira votação da PEC da Blindagem, realizada nesta terça-feira (17) na Câmara dos Deputados, em Brasília, a bancada de Sergipe apresentou posições divididas em relação à proposta que muda as regras de responsabilização de parlamentares diante de decisões judiciais.

Dos seis deputados sergipanos, três votaram a favor da PEC: Rodrigo Valadares (União-SE), Thiago de Joaldo (PP-SE) e Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE). Outros três se posicionaram contra: Fábio Reis (PSD-SE), João Daniel (PT-SE) e Delegada Katarina (PSD-SE). Já Yandra de Valmir e Ícaro de Valmir se abstiveram ou não participaram da votação.

A PEC tem gerado intensos debates no Congresso. Críticos apontam que a medida pode enfraquecer os mecanismos de fiscalização, ao limitar a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e impedir prisões ou processos contra parlamentares sem a autorização da Câmara, criando uma “blindagem” jurídica.

Por outro lado, defensores afirmam que a proposta garante maior segurança jurídica ao exercício do mandato parlamentar, evitando decisões que considerem abusivas ou precipitadas por parte do Judiciário.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP

📲 Siga o Canal no WhatsApp
Siga também nosso Instagram: 📸 @istoearacaju
Compartilhe esta notícia