Curta-SE será realizado em novembro com o tema “Amor Fati, território do querer”

Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe será realizado de 3 a 9 de novembro e propõe uma reflexão sobre arte, destino e criação.

A 24ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) acontecerá de 3 a 9 de novembro e trará como tema “Amor Fati, território do querer”. O evento é gratuito e aberto ao público, reunindo artistas, produtores e admiradores do audiovisual em uma proposta de reflexão sobre a afirmação da vida por meio da arte.

Ao longo de sua história, o Curta-SE tem dialogado com experiências criativas e reflexões culturais, fortalecendo o acesso democrático à cultura e ressaltando a importância das políticas públicas no setor. A edição deste ano conta com patrocínio da Petrobras.

A diretora e idealizadora do festival, Rosângela Rocha, explica a escolha do tema. Segundo ela, “Amor Fati” — expressão latina que significa “amor ao destino” — representa a ideia de transformar existência em criação. A concepção dialoga com a filosofia de Nietzsche, que defende o querer como ato criador. “O Amor Fati, para nós, é a forma de reafirmarmos que a criação, a arte e a cultura são a nossa potência máxima. É a chance que temos de abraçar o que somos e transformar isso em um novo valor, um novo sentido para a nossa existência e para o festival”, afirma.

A proposta desta edição convida o público a valorizar o instante e ressignificar a realidade por meio da arte. O festival se apresenta como espaço de potência criativa, experimentação e vitalidade, reafirmando seu papel na cena cultural.

O Curta-SE é realizado pela AVBR Produções e foi selecionado pelo programa Petrobras Cultural, dentro da maior seleção pública de cultura já promovida pela estatal.

Parcerias e apoios

O festival conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Tem apoio cultural do Cine Walmir Almeida, Funcap, Governo do Estado de Sergipe via Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e do Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa. Também recebe apoio institucional do Ibero Fest, Avanca Film Festival, VIII Congresso das Coalisões pela Diversidade Cultural e Fórum dos Festivais.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Curta-SE
(Foto: Curta-SE)
TAGS
Compartilhe esta notícia