A construção do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves, em Aracaju, entrou em uma nova fase com a instalação das primeiras vigas do viaduto de 180 metros. Com investimento superior a R$ 318 milhões, a obra promete reduzir congestionamentos, melhorar a mobilidade urbana e gerar emprego e renda na capital sergipana.
Obra é um dos maiores investimentos em mobilidade de Sergipe
Considerado um dos maiores investimentos em infraestrutura urbana de Aracaju, o complexo inclui um viaduto na interseção das avenidas Tancredo Neves e Beira Mar. O projeto também contempla uma ponte estaiada de 360 metros ligando a Tancredo Neves ao bairro Coroa do Meio, além de ciclovia elevada.
Na prática, a intervenção deve garantir mais segurança, acessibilidade e fluidez no trânsito para motoristas, pedestres e ciclistas.

Moradores destacam melhoria no trânsito
Morador do bairro Inácio Barbosa, o aposentado Jorge Damascena acredita que o viaduto será fundamental para reduzir os congestionamentos na região.
“Em primeiro lugar, desenvolve mais o trânsito, que aqui é muito congestionado, e esse viaduto vai melhorar bastante”, afirmou.
Comércio também espera crescimento

Rubia Martins
A administradora financeira Rubia Martins, que trabalha em uma loja próxima à obra, avalia que o impacto será positivo para o comércio local.
“Temos uma perspectiva de conforto, tanto para quem anda de carro quanto para quem anda de ônibus. Com o fluxo melhorando, a circulação aumenta para a loja e para os outros comerciantes. Esse conforto do trânsito fluindo é maravilhoso”, destacou.
Obra gera 450 empregos
Além da melhoria na mobilidade, o complexo viário também impulsiona o mercado de trabalho. Atualmente, cerca de 450 pessoas estão empregadas na construção.
A assistente de qualidade Larissa Manoela Gama afirma que a obra representa uma grande oportunidade profissional.
“Já trabalhei na construção civil, parei um tempo e voltei agora. Estou há três meses aqui. É uma obra de grande porte e estou aprendendo muito”, disse.

O servente Sandoval dos Santos também destacou a retomada das oportunidades após a pandemia.
“Na pandemia foi difícil, fiquei desempregado por alguns meses. Agora está melhorando. Cada vez aparecem mais obras e mais oportunidades”, relatou.


obra de mobilidade urbana em Aracaju.

