Uma operação conjunta realizada nesta quinta-feira, 12 de março, resultou na prisão de três proprietários de estabelecimentos comerciais no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju. A ação, que reuniu a Polícia Civil, Polícia Científica e equipes técnicas da Energisa, flagrou irregularidades no consumo de energia elétrica em dois locais distintos.
As inspeções técnicas detectaram o famoso “gato” diretamente no ramal de entrada dos imóveis. Os estabelecimentos autuados atuam nos segmentos de pintura automotiva, venda de veículos e comunicação visual. Os responsáveis foram conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos e responderão pelo crime de furto.
Riscos e Penalidades
O furto de energia é crime previsto no Código Penal, com pena de um a quatro anos de reclusão, além de multa. Para a Energisa, o prejuízo vai além do financeiro:
- Segurança: Risco alto de acidentes fatais e curtos-circuitos.
- Qualidade: Impacto direto na estabilidade do fornecimento para vizinhos regulares.
- Tarifa: Os desvios influenciam no valor final da conta de energia de todos os consumidores.
Como Denunciar
A população pode colaborar com as autoridades de forma anônima. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 079 0196 (Energisa) ou pelo Disque-Denúncia da Polícia Civil, no número 181.
Acompanhe outras notícias sobre: Polícia em Aracaju
ou Serviços em Aracaju

