A poesia brasileira acaba de ganhar uma nova obra coletiva que promete marcar a literatura contemporânea: a Antologia Palavras são Navalhas. Organizada pelo editor Aliedson Lima, da Revista Navalhista, em parceria com a Editora Sertão Pasárgada, a obra traz vozes de 50 poetas espalhados por 21 estados do país, além do Distrito Federal, compondo um verdadeiro mosaico de estilos, ritmos e linguagens. A coletânea conta ainda com a participação internacional da poeta haitiana Tamara Isaac.
A Revista Navalhista, que vem desenvolvendo um papel importante de divulgação da literatura contemporânea brasileira, tem se destacado na publicação de todos os gêneros literários, além de resenhas críticas e entrevistas. Hoje, figura como um dos maiores veículos na luta pela democratização da literatura no país, servindo como ponte entre autores emergentes e leitores em busca de novas vozes.
Segundo o editor Aliedson Lima, o título da Antologia reflete a força de cada poema: são versos que “cortam”, que instigam reflexões, que não deixam o leitor ileso. A obra foi dividida em cinco partes chamadas de “navalários”, cada uma reunindo textos que dialogam entre si por afinidades temáticas e estéticas. Um exemplo é o “navalhário para trucidar corações que lutam”, seção voltada para poemas de crítica social mais contundente.
Diversidade e representatividade
Um dos grandes desafios enfrentados pela organização foi conciliar qualidade literária com a representatividade regional. Para isso, houve ampla mobilização: apenas em uma das chamadas públicas, o editor recebeu cerca de 400 e-mails, a maior parte com poesias. O esforço resultou em uma seleção que valoriza tanto autores já reconhecidos quanto novas vozes que despontam no cenário nacional.
Pré-venda e circulação
A Antologia está em fase de pré-venda até 3 de outubro, etapa fundamental para viabilizar a impressão e distribuição da obra. A campanha está disponível na plataforma Benfeitoria, pelo link: https://benfeitoria.com/projeto/palavrassaonavalhas.

A expectativa é de que a Antologia circule não apenas em capitais e centros culturais, mas também em cidades menores, ampliando o acesso à poesia e fomentando a formação de novos leitores.
Impacto cultural Ao reunir uma rica seleta de poemas, antologia Palavras são Navalhas busca provocar o leitor: são textos que falam de resistência, crítica, amor, dor e esperança. Para o editor Aliedson Lima, o objetivo é criar um espaço de encontro entre diferentes realidades brasileiras, reforçando o papel da literatura como instrumento de diálogo e transforma
Por Ricardo Santos