Distribuição de água é retomada após novos reparos em adutora em Capela

Reparos concluídos na Adutora do São Francisco, em Capela, permitem retomada gradual do abastecimento em Aracaju, Socorro e Barra.

Após um fim de semana de intenso trabalho, os serviços de reparo no segundo trecho de rompimento da Adutora do São Francisco, no município de Capela, foram concluídos na tarde desta segunda-feira (15).

Com a recuperação finalizada, o abastecimento começa a ser retomado gradualmente pela concessionária Iguá Sergipe. O processo precisa ser feito de forma controlada, já que as bombas são acionadas aos poucos até a rede ganhar pressão com segurança.

abastecimento de água Sergipe
(Foto: Ascom Deso)

O governador em exercício, Zezinho Sobral, destacou o empenho das equipes. “Desde a detecção do problema, nossas equipes trabalharam de forma ininterrupta. Agora, com muito esforço, podemos anunciar que a distribuição de água volta à normalidade”, afirmou.

Durante o desabastecimento, o Governo do Estado acionou medidas emergenciais, como a utilização da adutora alternativa de 1.000 mm e a mobilização de 82 caminhões-pipa, que continuam distribuindo água em hospitais, UPAs, UBSs, escolas, maternidades, abrigos e outras unidades essenciais.

Solução técnica

O reparo incluiu soldagem da estrutura rompida, religação gradual do sistema, ativação das oito bombas e instalação de vigas de sustentação para reduzir vibrações. Além disso, parte da tubulação recebeu cobertura com colchão de terra, substituindo o trecho aéreo e garantindo mais estabilidade e durabilidade à estrutura.

O rompimento

A adutora, de 1.200 mm, rompeu na sexta-feira (12) após o desabamento da estrutura de concreto que sustentava a tubulação aérea. No domingo (14), uma nova ruptura ocorreu pouco depois da retomada parcial do fornecimento.

O impacto atingiu aproximadamente 210 mil residências em Aracaju, 60 mil em Nossa Senhora do Socorro e 9 mil na Barra dos Coqueiros.

Fonte: ASN

Compartilhe esta notícia