Professores realizam marcha em Aracaju cobrando piso salarial e melhores condições de trabalho

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Por Isto é Aracaju

Na tarde desta quarta-feira (23), professores da rede pública de ensino de Aracaju, tanto da esfera estadual quanto municipal, participaram de uma marcha em defesa da valorização da categoria. O ato integra a paralisação nacional convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

A mobilização teve início na Praça da Bandeira e seguiu até a Praça Fausto Cardoso, no Centro da capital. Com faixas, cartazes e palavras de ordem, os educadores exigiram o pagamento do piso salarial nacional, melhores condições de trabalho, apoio pedagógico a estudantes com deficiência, além de benefícios como auxílio-internet e auxílio-tecnológico.

Segundo Roberto Silva, presidente do Sintese, o protesto ocorre em um contexto de ameaça à educação pública, com tentativas de desvalorização da profissão e processos de precarização. “Vivemos um momento delicado, com propostas que atacam direitos históricos da categoria”, afirmou.

Entre os pontos destacados pelos professores estão o novo Plano Nacional de Educação, que tramita no Congresso, e a preocupação com possíveis alterações na lei do piso salarial do magistério. Os educadores também buscaram sensibilizar a sociedade sobre a importância do apoio coletivo à luta por uma educação pública de qualidade.

📝 Posicionamento do Governo de Sergipe
Em nota, o governo estadual afirmou manter diálogo com os profissionais da educação e destacou medidas como:

  • Reajuste que elevou o salário inicial de professores com nível superior para R$ 5.774,72;
  • Manutenção do abono temporário em 2025, com investimento de R$ 74,5 milhões;
  • Entrega de 67 obras escolares, climatização de 180 escolas e ampliação do ensino integral;
  • Programas de apoio como o Acolher (psicossocial) e Cuidar-SE (distribuição de absorventes);
  • Repasses do Fundeb (Vaar) em 2025 no valor de R$ 68,6 milhões.

A gestão reafirmou o compromisso com a valorização da categoria e a melhoria da aprendizagem na rede pública.

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