
Os ônibus do transporte coletivo de Aracaju com mais de 12 anos de uso estão proibidos de circular a partir desta quinta-feira, 10. A medida ocorre em razão do Decreto nº 8.042/2025, que estabelece novas diretrizes no transporte público da cidade.
Com o decreto, a empresa Progresso tinha até esta quinta-feira, 10, para circular na Grande Aracaju, já que não atende aos requisitos. No entanto, nesta manhã, os funcionários da empresa realizaram uma paralisação em protesto e os veículos não saíram.
De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), no fim da manhã, a situação foi regularizada e um total de 70 ônibus da RS Transporte, nova empresa que atua no transporte coletivo da Região Metropolitana de Aracaju, já estão em circulação.
A previsão é de que mais 20 ônibus da empresa comecem a operar até esta sexta-feira, 11, substituindo os 90 veículos que operavam pela Progresso.” A perspectiva é que da próxima semana em diante chegue ao número de 120 veículos”, relatou a SMTT.
Substituição da frota
No dia 14 de março, a Prefeitura de Aracaju anunciou que cerca de 160 ônibus seriam substituidos, representando a renovação de aproximadamente 30% da frota. Além disso, no dia 1º de abril, sancionou a Lei nº 6.146/2025, que autoriza a contratação de um crédito de até R$ 161 milhões para a aquisição de 30 ônibus elétricos e a implantação da infraestrutura necessária.
Por Carol Mundim e Verlane Estácio