Patinetes elétricos: Aracaju registra quase 100 bloqueios de usuários

Photo of author

Por Isto é Aracaju

A população também foi orientada a denunciar qualquer mau uso dos patinetes, seja por meio do aplicativo da empresa, para usuários cadastrados, ou pelo telefone da SMTT, no número 118. (Foto: Ascom SMTT)

Em menos de um mês após a chegada dos patinetes elétricos em Aracaju, a cidade já registrou quase 100 bloqueios de usuários devido ao mau uso dos equipamentos, como a utilização na contramão, manobras perigosas e transporte de passageiros, práticas proibidas. A informação foi divulgada pelo superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Nelson Felipe.

Nelson Felipe explicou que a medida de bloqueio foi adotada após vários flagras de mau uso, reforçando que ao contrário do que se imaginava inicialmente, os bloqueios não seriam temporários. “Quem comete esse tipo de infração, colocando em risco a vida das pessoas, não pode ser liberado depois de 30 dias. A decisão foi bloquear de forma definitiva”.

O superintendente também aproveitou para reforçar as orientações sobre o uso adequado dos patinetes elétricos. Segundo ele, os equipamentos devem ser utilizados apenas nas ciclovias ou nas calçadas. “Patinete não é para ser usado na rua, na contramão ou com passageiros. O uso inadequado é um risco para a segurança de todos. Eles devem ser usados com responsabilidade, de preferência em áreas que já têm a infraestrutura necessária para esse tipo de transporte” afirmou.

Ele também destacou que apesar da receptividade positiva dos aracajuanos ao serviço no início, casos como o de manobras perigosas e até tentativas de vender os patinetes ilegalmente têm exigido uma fiscalização mais rigorosa. “A empresa tem monitorado os usuários e tomado as providências. Já estamos com quase 100 bloqueios, e a fiscalização continua” explicou.

A população também foi orientada a denunciar qualquer mau uso dos patinetes, seja por meio do aplicativo da empresa, para usuários cadastrados ou pelo telefone da SMTT no número 118. “Se alguém vir um patinete sendo usado de forma errada, como na contramão ou com mais de uma pessoa, pode denunciar. A SMTT vai acionar os fiscais e a empresa para que as medidas necessárias sejam tomadas” disse Nelson.

Ele ainda detalhou que o sistema de monitoramento da empresa é eficaz e permite que infratores sejam identificados rapidamente. “Quando alguém faz um mau uso, a empresa consegue localizar o usuário. Assim é possível aplicar a punição adequada, que nesse caso está sendo o bloqueio definitivo do cadastro. Nosso objetivo é garantir que esses veículos sejam usados de forma segura e responsável” concluiu o superintendente.

*Com informações da SMTT

Deixe um comentário

Isto é Aracaju