Mais um golfinho é encontrado morto na Praia da Cinelândia, em Aracaju

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Golfinho encontrado morto na Praia da Cinelândia em Aracaju, Sergipe. Foto: PMP-SEAL / Acervo FMA.

Um boto-cinza da espécie Sotalia guianensis foi encontrado morto na Praia da Cinelândia, em Aracaju. O resgate foi realizado por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Sergipe-Alagoas (PMP-SEAL), executado pela Fundação Mamíferos Aquáticos em Sergipe. Após o resgate, a carcaça foi direcionada para a FMA e a equipe especializada realizará a necropsia e exames complementares para determinar a causa da morte. A situação é alarmante, pois as mortes reiteradas dessa espécie podem trazer graves impactos às populações remanescentes, comprometendo sua sobrevivência a longo prazo.

A sua presença do boto-cinza nas regiões costeiras, amplamente utilizada por atividades humanas, o torna particularmente susceptível às ameaças antropogênicas. Os animais resgatados anteriormente revelaram que a principal causa das mortes até agora estão relacionadas ao emalhe em artefatos de pesca. As redes, ao envolverem o animal, impedem sua movimentação e subida à superfície para respirar, resultando em morte por afogamento.

A mortalidade decorrente de atividades pesqueiras pode acelerar o declínio populacional, agravando ainda mais o status de conservação da espécie. Essa realidade reflete um problema crônico para os cetáceos, especialmente para o boto-cinza, que está listado como “Vulnerável” na Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza).

Diante da gravidade do cenário, especialistas e organizações ambientais reforçam a necessidade de medidas urgentes para proteger essa e outras espécies marinhas. A situação dos botos-cinzas em Sergipe é um lembrete contundente da urgência de ações concretas para a conservação da biodiversidade marinha. A participação da sociedade civil, aliada ao compromisso das autoridades públicas, é fundamental para evitar que eventos como este se tornem ainda mais frequentes, comprometendo a riqueza biológica e os serviços ecossistêmicos das áreas costeiras.

A realização do PMP-SEAL é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural. O projeto é realizado desde o município de Conde (Bahia) até Piaçabuçu (Alagoas), dividido em três áreas. Sendo a responsabilidade técnica da Mineral Engenharia e execução em Sergipe pela Fundação Mamíferos Aquáticos e Projeto Tamar.  Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, o contato pode ser realizado pelo telefone 0800 079 3434.

Fundação Mamíferos Aquáticos

Centro de Reabilitação e Despetrolização da Fauna Silvestre

Estrada Matapuã, nº 411, Chácara Anjo Gabriel

Povoado Mosqueiro, Aracaju/SE, CEP: 49009-23

Deixe um comentário

Isto é Aracaju