O Dia da Consciência Negra, nesta quarta-feira, 20, é feriado nacional pela primeira vez neste ano de 2024. A data marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência à escravidão no Brasil.
De acordo com o Senado Federal, a data entrou no calendário oficial do país ainda no ano de 2011, sendo considerada feriado em alguns estados e municípios. No entanto, foi considerado um feriado nacional somente em 2023, com a assinatura da lei no Congresso Nacional.
Com a aprovação, a data será marcada como feriado para todo o país neste ano de 2024. “A data não será comemorada somente como o Dia da Consciência Negra, mas também um dia para a reflexão ao combate que temos que fazer a todas as formas de preconceito”, explicou Paulo Paim, senador relator da proposta de lei.
Conforme a Fundação Cultural Palmares, Zumbi dos Palmares foi o último líder do Quilombo dos Palmares e uma representação da luta por liberdade e dignidade desses grupos. Em 1694, ainda no período colonial, foi morto após a destruição do quilombo pelos portugueses.
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju