Morreu nesta quinta-feira, 24, aos 66 anos, o ex-lutador de boxe sergipano Maguila. O atleta sofria de Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), doença causada por repetidos traumatismos na cabeça, há 18 anos.
A morte foi confirmada pela esposa do ex-atleta, Irani Pinheiro, à TV Record durante um programa da emissora. Maguila estava internado em uma casa de repouso no município de Itu, no interior de São Paulo.
Quem foi Maguila?
Nascido em 1958, na capital sergipana, José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, foi um dos maiores nomes do boxe brasileiro. O atleta lutou profissionalmente por 17 anos, entre 1983 e 2000.
Em sua carreira, venceu 77 das 85 lutas disputadas e se consagrou com títulos de campeão brasileiro, sul-americano, latino-americano, das Américas e mundial pela Federação Mundial de Boxe. Maguila também foi pentacampeão continental no esporte.
Governo de Sergipe e PMA
O prefeito Edvaldo Nogueira decretou, nesta quinta-feira, 24, luto oficial de três dias em Aracaju, em virtude do falecimento do ex-boxeador José Adilson Rodrigues dos Santos, popularmente conhecido como Maguila.
“Com tristeza, recebi a notícia do falecimento de Maguila, um grande aracajuano que marcou a história do boxe mundial. Considerado o principal peso-pesado brasileiro, o pugilista conquistou inúmeros títulos ao longo dos seus 17 anos de carreira, acumulando 77 vitórias, sendo 66 nocautes conquistados com a sua direita certeira. Sem dúvida, Maguila deixará o seu nome eternizado na mente dos brasileiros. Em sua homenagem, decretei luto oficial de três dias em nosso município”, destacou o prefeito.
Segundo a PMA, o decreto que declara luto oficial na capital sergipana considera o legado esportivo inestimável do atleta e a trajetória marcada por conquistas, sendo o primeiro brasileiro campeão mundial dos pesos-pesados.
O governador Fábio Mitidieri, por meio das redes sociais, lamentou a morte do boxeador. “Mais que um ícone do esporte, Maguila foi um exemplo de força, perseverança e orgulho para nós. Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares, amigos e fãs. Que seu espírito descanse em paz!
Por Carol Mundim e Verlane Estácio
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju