Os professores da rede estadual anunciaram que vão paralisar as atividades nos dias 15, 16 e 17 de outubro. A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) nesta quarta-feira, 9.
Segundo o Sintese, a decisão foi tomada após a Assembleia Geral da categoria, que aconteceu no Cotinguiba Esporte Clube. O sindicato alega que falta uma proposta efetiva do Governo de Sergipe sobre o descongelamento dos direitos do magistério, incluindo o pagamento do triênio e a gratificação em tempo integral dos professores.
Além da assembleia, o movimento sindical realizou ações na Avenida Beira Mar, em direção ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
Para os dias 15, 16 e 17, o Sintese também anunciou ato e uma marcha com percurso que vai do Parque da Sementeira até o Palácio de Despachos.
Governo de Sergipe
Em matéria publicada em seu site oficial, o Governo de Sergipe destacou que, desde o início de 2023, tem se aproximado da categoria profissional, mantendo um frequente canal de diálogo e debatendo pautas, uma delas a valorização da carreira do magistério.
Segundo o Governo de Sergipe, a categoria da Educação de Sergipe foi a primeira a ter reajuste salarial, resultado de negociação e acordo entre Estado e Sintese. Além disso, segundo o Governo, outros pontos importantes e concretizados foram a permanência do abono temporário dos professores para o biênio 2024/2025 e a retomada da carreira do magistério após reivindicações que duraram 16 anos.
Por Carol Mundim e Aisla Vasconcelos com informações do Sintese
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju