Empresas interessadas na concessão parcial dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Sergipe apresentaram suas propostas nesta quarta-feira, 28, na Bolsa de Valores B3, em São Paulo.
O resultado da análise das garantias de proposta será divulgado no dia 3 de setembro, e o leilão ocorrerá no dia seguinte, também na Bolsa. O vencedor será definido pela maior oferta pela outorga da concessão, com valor mínimo de R$ 2 bilhões, conforme o edital.
A entrega das propostas foi acompanhada por Sérgio Prata, chefe da Comissão da Licitação da Concessão Parcial, e pelo procurador do Estado Eduardo Cabral. O presidente da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), Milton Andrade, destacou o interesse das empresas como um sinal positivo para o Estado. “Isso demonstra a credibilidade de Sergipe junto ao mercado e que a concessão foi bem formatada”, afirmou.
A concessão parcial, atualmente administrada pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), busca universalizar os serviços de saneamento no estado, em linha com as metas do Novo Marco do Saneamento. A concessão permitirá que uma concessionária privada explore os serviços por 35 anos, com previsão de mais de R$ 6 bilhões em investimentos. Nos três primeiros anos, a concessionária estará impedida de reajustar tarifas acima da inflação.
O Governo de Sergipe estima que a concessão possa gerar 20 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local e melhorando a qualidade dos serviços prestados à população. A Deso continuará como uma empresa pública responsável pela captação e tratamento de água, sob o comando do Estado.
por João Paulo Schneider
Com informações do Governo de Sergipe
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju