Em uma assembleia realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios de Sergipe (Sintect-SE), a categoria decidiu rejeitar a proposta da empresa e deflagrar uma greve a partir desta segunda-feira, 19.
De acordo com o Sintect, a decisão reflete a insatisfação generalizada dos funcionários em relação às condições oferecidas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) nas negociações recentes.
Ainda segundo a categoria, a proposta apresentada pelos Correios incluía um reajuste salarial somente para janeiro de 2025, ignorando a data-base da categoria, que é em agosto. Além disso, o reajuste proposto seria exclusivo para as funções motorizadas, como carteiros que utilizam veículos, deixando de fora outras funções essenciais, como os Operadores de Equipamento de Segurança Postal (OESP). A falta de valorização de toda a categoria foi um dos principais pontos de insatisfação.
Outro ponto de descontentamento dos trabalhadores diz respeito às melhorias no plano de saúde. O sindicato afirmou que a empresa mencionou apenas uma “previsão” de redução da coparticipação para o próximo mês de setembro. Contudo, os trabalhadores lembraram que essa redução já havia sido acordada no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2024, mas, até o momento, não foi cumprida, o que gerou desconfiança e frustração entre os empregados.
“Seguiremos mobilizados e na luta por nossos direitos, garantindo o cumprimento das nossas pautas de reivindicação. A união e a resistência da categoria são fundamentais para conquistar as melhorias que merecemos”, destacou o sindicato trabalhista”.
por João Paulo Schneider
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju