Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Aracaju Recebe Workshop de Estimulação da Memória

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Renda obtida através das inscrições do evento será integralmente destinada ao Lar Dulce Lar que necessita de ajuda para comprar a casa onde o lar de idosos em situação de vulnerabilidade funciona.

Método de estímulo à memória é tema de evento beneficente em Aracaju

No próximo sábado (27/07), Aracaju sediará mais uma edição do workshop “Experimente o Memo” (Método de Estimulação da Memória), onde o público aprenderá práticas para prevenir transtornos cognitivos, como a doença de Alzheimer.

O evento ocorrerá das 09h00 às 12h00 na AEASE, localizada na Avenida Beira Mar, 2400 – Bairro Jardins, em Aracaju. Os ingressos custam R$ 27,00, e toda a renda será destinada ao Lar Dulce Lar, que necessita de ajuda para comprar a casa onde o lar de idosos em situação de vulnerabilidade funciona. Os interessados podem se inscrever através do WhatsApp: wa.me/5579998896990.

Realizado pelo Espaço Ativo Geriatria Integrada, o evento contará com palestra da médica geriatra Dra. Juliana Santana e treino cognitivo.

Saiba Mais Sobre o MEMO

O MEMO é um programa de saúde cujo objetivo principal é manter a mente saudável, reduzindo os riscos de doenças cognitivas, como a Doença de Alzheimer, através de uma intervenção multimodal realizada por uma equipe capacitada e altamente especializada. Estudos, como o FINGER trial, destacaram a importância de atuar simultaneamente em diversos fatores de risco para demências. Por isso, o Programa MEMO inclui:

  1. Treino cognitivo: Construção da Reserva Cognitiva, 1,5h semanal em um encontro;
  2. Treino físico: 3h semanais divididas em 3 encontros;
  3. Treino emocional: 1,5h semanal em um encontro;
  4. Controle dos fatores de risco cardiovasculares: Pressão arterial, glicemia sérica, colesterol, obesidade, apneia do sono, tabagismo, alcoolismo;
  5. Acompanhamento da função sensorial auditiva;
  6. Orientação nutricional;
  7. Sociabilização;
  8. Orientações gerais de saúde: Realizadas através de palestras médicas.

Os participantes são avaliados ao iniciar o programa, identificando-se os riscos individuais, traçando metas e realizando reavaliações periódicas. “Entendemos que, apesar do foco ser a prevenção de doenças cognitivas, o Programa possibilita a melhora global da saúde, promovendo um envelhecimento mais ativo”, conclui Dra. Juliana.

Fonte: Rodrigo Alves, Jornalista, Assessor de Imprensa do Espaço Ativo.

Compartilhe essa matéria via:

Deixe um comentário