O Governo de Sergipe reconheceu nesta quinta-feira, 16, a situação de emergência decretada no município de Laranjeiras, devido às fortes chuvas. A prefeitura municipal oficializou a situação no dia 7 de maio.
De acordo com o Diário Oficial do Estado, o governo decretou o reconhecimento da declaração de emergência após considerar o parecer técnico elaborado pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (DEPEC). Conforme o departamento, foi constatada a ocorrência de anormalidade climática, expondo a necessidade de medidas conjuntas dos Poderes Públicos Federal, Estadual e Municipal.
O decreto considerou também o fato de que as chuvas intensas foram em volume suficiente para causar eventos naturais adversos e severos, impactando os povoados e as pessoas que vivem na região. Além disso, as fortes precipitações trouxeram danos ao patrimônio público, privado e à população nas áreas rurais do Município de Laranjeiras.
Situação de emergência em Laranjeiras
No dia 7 de maio, a Prefeitura Municipal de Laranjeiras declarou situação de emergência no município devido aos diversos danos gerados pelas chuvas intensas. Diante da situação, a gestão instituiu o Comitê Municipal de Gestão de Risco e Gerenciamento de Desastres Climáticos e tomou outras providências.
Conforme o Diário Oficial do Estado, considerando a previsão de continuidade das intensas chuvas no estado e, em especial, no município de Laranjeiras divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia, além do parecer técnico da Defesa Civil, a situação de emergência foi declarada por um período de 90 dias após a assinatura do decreto.
por Carol Mundim e Aisla Vasconcelos
Acompanhe também o “Isto é Aracaju” nos seguintes canais: WhatsApp, Instagram, Facebook, X Antigo, Twitter e YouTube.
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju