A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza à população, na Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), o Serviço de Apoio Psicológico (Sapsi), voltado para o cuidado ao sofrimento mental.
O serviço pode ser acessado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, pelo telefone 0800 729 3534, opção 3. Pessoas que necessitam de orientação e suporte psicológico podem entrar em contato.
De acordo com a coordenadora das Referências em Saúde Mental e do Sapsi, Lidiane Rosa, as psicólogas que atuam no serviço fazem o acolhimento via telefone e realizam orientação e apoio para assuntos relacionados ao sofrimento psíquico, através de uma escuta qualificada.
“Muitas vezes, nessa escuta inicial, consegue-se dar suporte e resolutividade aos entraves e dificuldades que o sujeito apresenta naquele momento. Devemos lembrar que corpo e mente estão conectados, ou seja, se você está angustiado, se está notando seu corpo dar alguns sinais diferentes dos habituais e que te preocupam e, devido a isso, gostaria de uma escuta de um profissional de psicologia, o SAPSI é um serviço que pode lhe acolher. Ao ser atendido, a pessoa também é orientada acerca dos serviços disponíveis na Reaps e, caso a queixa demande um acompanhamento continuado, as orientações de quais serviços procurar também são feitas”, destaca Lidiane.
Conforme a coordenadora, o profissional psicólogo vai ouvir, acolher, entender, juntamente ao paciente, os processos de adoecimento e buscar, estratégias para que se possa lidar com as dificuldades. “O atendimento por telefone é como um apoio e um suporte, em que é oferecida uma escuta sem julgamentos, garantindo o sigilo profissional por profissionais da psicologia capacitados a orientar acerca das questões do sofrimento humano”, completa Lidiane Rosa.
Outros serviços
A Reaps oferece acompanhamento psicoterapêutico nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e no Ambulatório de Saúde Mental pelos psicólogos das Referências em Saúde Mental. Ainda segundo a coordenadora, para ter acesso a esse atendimento, é necessário uma avaliação do médico responsável pelo encaminhamento da demanda. Com o encaminhamento em mãos, o usuário dirige-se à sua unidade de saúde de referência e solicita o atendimento na recepção da unidade.
Fonte: PMA
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