A Aena Brasil, empresa que administra o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, divulgou neste sábado, 13, a estatística de fluxo de passageiros no primeiro trimestre de 2024 de todas as unidades administradas pela empresa no país.
Na pesquisa, o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria apresentou crescimento de 9,1%, com embarque e desembarque de 321.281 passageiros, enquanto que em 2023 o movimento foi de 294.423 pessoas.
Ainda de acordo com a Aena Brasil, as demais unidades administradas pela empresa na região Nordeste registraram os seguintes resultados no acumulado dos meses de janeiro, fevereiro e março: Recife (+4,8%), Maceió (+11,1%), João Pessoa (+14,2%), Juazeiro do Norte (+3,8%) e Campina Grande (+162,4%).
Em relação ao mês de março deste ano, os números de todas as unidades do Nordeste apresentaram pequenas oscilações ante aos meses anteriores: Recife (+3,0%), Maceió (+10,5%), Aracaju (-2,9%), João Pessoa (+9,9%), Juazeiro do Norte (+7,4%) e Campina Grande (+143,2%).
O secretário do Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, explica que é natural que haja redução na movimentação nos aeroportos de todo o país no período de baixa estação e acrescenta que o resultado de março foi agravado com a decisão da GOL Linhas Aéreas em cancelar voos de Aracaju com destino a Salvador. “A oferta de voos para Aracaju é um permanente gargalo, que dificulta o crescimento da nossa atividade turística. Apesar dos esforços e dos benefícios concedidos na redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do querosene de avião para a companhia, não temos verificado a devida reciprocidade da empresa, ao contrário, sempre somos surpreendidos com redução de voos, mas sigo acreditando na capacidade de diálogo para reverter essa situação”, pontua Fraga.
O gestor municipal demonstra otimismo para os próximos meses, tendo em vista os contínuos investimentos em melhorias da cidade, intensas ações de divulgação do destino realizadas pela Prefeitura de Aracaju, bem como parcerias com o Governo de Sergipe e o trade turístico na promoção do destino.
Jorge Fraga ressalta ainda a parceria da Secretaria Municipal do Turismo (Setur) na coprodução de dois programas nacionais mostrando os atrativos de Aracaju para todo o pais. Em fevereiro, Aracaju ganhou destaque com o programa “Boa Sorte Viajante”, atração exibida para todo o Brasil através do canal Travel Box Brasil (TV Fechada), TV Brasil (TV Aberta), e ainda em novo canal do YouTube, que em 2023 foi assistido por mais de 22 milhões de pessoas.
Já em março, a capital sergipana ganhou amplo destaque no programa “Melhor da Noite”, atração comandada pelos jornalistas Zeca Camargo e Glenda Koslowski, após o Jornal da Band, pela Rede Bandeirantes de Televisão.
O cenário de otimismo se completa com a proximidade das festividades juninas em Aracaju, observa Jorge Fraga. “Temos o Forró Caju, o maior festejo junino do estado e um dos maiores do Brasil, junto a Caruaru e Campina Grande. Além disso, o Governo de Sergipe com uma extensa programação junina na orla da Atalaia, atraindo ainda mais pessoas para a nossa cidade. O Brasil já sabe que o maior São João do país é em Aracaju, nossa expectativa é de um intenso movimento turístico nos próximos meses”, afirma o secretário.
Fonte: Ascom/PMA
Acompanhe também o “Isto é Aracaju” nos seguintes canais: WhatsApp, Instagram, Facebook, X Antigo, Twitter e YouTube.
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju