Este ano, 11 mortes por afogamento ocorreram em Sergipe, sendo três nos últimos dois dias.
Um adolescente de 14 anos e o irmão, de 19, morreram ao se afogar no Rio Vaza-Barris, no município de Itaporanga D’Ajuda, na tarde desse domingo (31). O corpo do mais novo foi resgatado por populares durante a noite e o do jovem foi encontrado por agentes do Corpo de Bombeiros Militar na manhã desta segunda-feira (1º).
Segundo familiares, eles estavam em um grupo de amigos, quando o adolescente começou a se afogar e o irmão tentou socorrê-lo, mas também acabou se afogando.
Este ano, dez mortes por afogamento ocorreram em Sergipe, sendo duas nesse último fim de semana. Além da vítima de Itaporanga D’Ajuda, um jovem de 18 anos morreu na Praia dos Artistas, em Aracaju. Ele estava com um adolescente, de 17, que foi resgatado com vida pelos bombeiros e com ajuda de um barco de pesca que passava pelo local, que tem alerta de risco para banho.
Como evitar afogamentos
Segundo o Corpo de Bombeiros, para evitar acidentes, é fundamental seguir as orientações de segurança, como observar e respeitar a sinalização de placas e bandeiras que indicam perigo para o banho. Veja:
- O banho deve ser feito com uma margem de segurança, que é no máximo até a linha do umbigo;
- Atenção redobrada com as crianças;
- Após ingerir bebida alcóolica, a orientação é não entrar na água, já que o álcool no sangue diminui a resistência e a capacidade de nado;
- Se precisar de auxílio, acione guarda-vidas mais próximo. Os bombeiros também pode ser comunicados de ocorrências por meio do telefone 193 ou ainda pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no telefone 190. Os operadores do Ciosp possuem contato direto com o CBMSE.
Fonte: G1 Sergipe
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju