Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Esclarecimentos do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) em Resposta a Vídeo do Presidente do Coren/SE

Photo of author

Por Isto é Aracaju

O Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), vinculado à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em resposta a um vídeo publicado na rede social do presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE) nesta sexta-feira, 2, esclarece os seguintes pontos:

O HUL-UFS/Ebserh foi alvo de fiscalização do Coren/SE nessa sexta-feira, 2, e surpreendeu-se ao tomar conhecimento da postagem na referida rede social, uma vez que não foi possibilitado à unidade hospitalar exercer o seu direito do contraditório e da ampla defesa, cuja garantia faz parte de qualquer processo de conselhos federais de fiscalização.

Desde maio de 2023, o HUL-UFS/Ebserh tem registrado superlotação devido ao fato de ser o único hospital prestando serviço de emergência e urgência numa região que abrange mais de 350 mil habitantes, incluindo parte da população da divisa com a Bahia.

Por isso, é importante ressaltar que, se estivesse atuando num cenário sem superlotação, atualmente com taxas de ocupação superiores a 150%, o HUL teria dimensionamento adequado para prestar todos os seus serviços, o que afastaria a possibilidade de sobrecarga aos trabalhadores. A relevância do hospital para a região não permite que as suas portas sejam fechadas ou que os pacientes fiquem sem atendimento.

A gestão da Ebserh no HUL sempre empreendeu esforços para trazer soluções ao problema da superlotação, desde a realização de concurso público até a manutenção de um diálogo permanente com as Secretarias de Saúde de Sergipe e do Município de Lagarto, já que o HUL faz parte da Rede de Urgência e Emergência do Estado de Sergipe. Desde o ano passado, o HUL contratou mais de 260 profissionais, sendo 130 entre técnicos de enfermagem e enfermeiros, para aumentar a sua equipe. Ademais, um novo estudo de redimensionamento está sendo realizado, para que a Ebserh possa buscar novas autorizações de vagas com a Secretária das Estatais do Governo Federal.

Vale destacar que é prioridade dentro dos processos e cultura de um hospital universitário a perene melhora dos processos assistências, que promovam excelência no cuidado, além da promoção da capacitação e saúde de seus colaboradores, parte principal de uma empresa.

Muitos dos pacientes que internam no HUL, ocupam os leitos por conta da ausência de outros centros de referência de saúde pública que possam dar suporte à região da qual o HUL faz parte. Além disso, a existência de leitos de retaguarda e regulação tempestiva para os casos em que o HUL não é referência, seria de extrema relevância neste cenário, evitando esse quadro de superlotação e sobrecarga.

As pesquisas de satisfação com os pacientes que são acolhidos e atendidos no HUL têm demonstrado resultados positivos bastante altos. Esses números refletem o compromisso da gestão da Ebserh no HUL para oferecer uma atenção humanizada e melhorar sempre o tratamento ao paciente, sem se esquecer da sua missão precípua de ser um hospital de ensino e pesquisa que forma profissionais capacitados e sensíveis à saúde pública no Brasil.

O HUL-UFS/Ebserh continuará o diálogo na Rede Estadual de Saúde para a busca conjunta de um cenário de melhor assistência e resolutividade à população atendida pelo SUS através desta unidade hospitalar.

Veja o Vídeo:

Compartilhe essa matéria via:

Deixe um comentário