Uma manada de capivaras foi avistada por populares no bairro Aruana, na zona de expansão de Aracaju. Os animais estavam numa região de mata e rapidamente foram filmados e fotografados por moradores na localidade.
Alguns vídeos que circulam nas redes sociais mostram os animais aparentemente assustados com o barulho do trânsito, buscando se esconder em um grande matagal que margeava a Zona de Expansão.
A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) informou que o resgaste de animais silvestres atende todo o estado das 08h até às 16h na semana e das 09h às 15h30 nos finais de semana.
Orientações
A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) informou que suas equipes atuam diariamente no resgate e encaminhamento de animais silvestres que, por qualquer motivo, são encontrados no ambiente urbano. E destacou a importância de não manuseá-los.
Conforme a veterinária Letícia Albuquerque, técnica de Resgate de Fauna da Adema, as equipes estão disponíveis para atender o chamado da população para o resgate de animais silvestres, sejam eles mamíferos – sagui, saruê, bicho-preguiça, cachorro do mato, raposa, guaxinim, etc -, aves ou répteis – jacaré, cobra, cágado, jabuti, etc.
“É importante que a população não manuseie o animal de forma nenhuma, para não haver risco de ou a pessoa, ou o animal se machucarem. Isola ele em um local seguro e chama a nossa equipe, que a gente faz o resgate da forma adequada, analisa a condição de saúde do animal e providência a destinação, que a depender da condição de saúde do animal, pode ser a soltura na natureza ou o encaminhamento para o nosso Centro de Triagem de Animal Silvestre – CETAS, no Parque da Cidade”, orienta.
São considerados animais silvestres aqueles que vivem na natureza por toda a sua vida, têm comportamento hostil ou arisco e dificuldade de desenvolvimento e reprodução em cativeiro. Quando tirados da natureza, eles podem transmitir ou contrair doenças de seres humanos e animais domésticos.
A equipe de resgate da Adema pode ser acionada pelo WhatsApp (79) 99191-5535, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16 horas; e das 7h às 15h30, nos feriados e finais de semana. A equipe também está disponível para a entrega voluntária de animais exóticos e recebimento de denúncias sobre a criação ou comercialização ilegal de animais por meio dos canais (79) 3198-7160 e [email protected]. 7h às 15h30, nos feriados e finais de semana.
Por João Paulo Schneider
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju