A partir do próximo semestre letivo, 2024.1, que inicia em 6 de maio, os horários das aulas serão alterados nos campi da Universidade Federal de Sergipe (UFS), exceto em Lagarto e Nossa Senhora da Glória. A alteração foi aprovada pelo Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Conepe) em sua última reunião.
Horário
Com a mudança, as aulas do turno da manhã ocorrerão entre 7h30 e 12h30; à tarde, das 13h30 às 18h30. Para o turno da noite, foi aprovada a alteração das 19h15 e 22h30, contudo, uma nova proposta da Reitoria será encaminhada ao Conepe propondo a redução para 22h15.
“Quando fomos inserir no sistema a proposta das 22h15, identificamos quase 900 estudantes em disciplinas práticas que seriam prejudicados, pois tinham aula no sistema até às 23h. Havia a possibilidade de choques entre os horários de turmas do tipo ‘atividades de orientação coletiva’ e turmas com disciplinas convencionais. Contudo, após ajustes junto ao STI, será possível que o horário volte ao que havia sido idealizado no âmbito do GT criado pela Reitoria”, explica o professor Dilton Maynard, pró-reitor de Graduação.
Principais mudanças
Ainda de acordo com o pró-reitor, os principais benefícios pensados com a alteração estão relacionados à regularização do calendário acadêmico, 15 semanas de atividades e a criação de intervalos entre os turnos.
“O que pretendemos é sincronizar as nossas atividades do ensino de graduação ao ano civil, com previsão de regularização para 2025. Um segundo ponto é que projetamos períodos que terão em média 15 semanas de atividades, podendo haver, caso necessário, uma folga de dias para reposição com maior tranquilidade. Um outro aspecto que a gente considera fundamental é o estabelecimento, a partir de uma reestruturação dos horários, de intervalos entre os turnos, o que nós acreditamos que tornará a vida do aluno um pouco mais confortável”, informou.
Com informações da UFS
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju