Mosquito transmite dengue, zika e chikungunya e infestação costuma aumentar entre dezembro e março
Foi divulgado nesta terça-feira (2), que durante esta semana o fumacê costal será realizado nos bairros Grageru e Porto Dantas, em Aracaju, auxiliando no bloqueio do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os profissionais atuarão no Grageru nesta quarta-feira (3) e, no bairro Porto Dantas, na quinta-feira (4), ambos das 17h às 19h. Já o mutirão de combate, que sempre ocorre aos sábados, voltará no dia 13 de janeiro.
“A pulverização sempre é executada por agentes de endemias, os quais orientam a população a manter janelas e portas abertas para maior circulação do produto”, explicou o gerente do Programa Municipal de Combate ao Aedes aegypti, Jeferson Santana.
Vale lembrar que a atenção no combate ao mosquito deve ser redobrada no período de dezembro a março, quando há maior chance de infestação do inseto, devido ao calor causado pelo verão e registros de chuvas.
“A população precisa verificar os quintais, reservatórios de água sem proteção adequada, ralos, calhas, vasos de plantas, água da chuva, descarte de lixo, enfim, tudo que possa acumular água e se tornar um criadouro para os mosquitos”, orientou o gerente.
Ainda, a população pode denunciar focos de dengue por meio da Ouvidoria, pelo telefone 0800 729 3534 ou pelo e-mail saú[email protected].
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju