Iniciada desde o dia 1°, a renovação da matrícula dos estudantes das 79 escolas da rede municipal de ensino de Aracaju segue até o dia 29 de dezembro. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), oferta o procedimento de forma presencial para todas as modalidades, sendo elas a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A renovação é a primeira fase do processo de matrícula do calendário escolar municipal, que antecede o encerramento do ano letivo e, também, o período de transferência interna, que é direcionado aos estudantes que desejam ingressar em outra unidade escolar de Aracaju. Após essas etapas, é iniciada a matrícula de novos alunos e, em seguida, as vagas remanescentes.
Documentos
Para realizar a renovação, os pais ou responsáveis e alunos com 18 anos ou mais que pretendem permanecer na rede de ensino da capital devem comparecer à secretaria da escola em que já está matriculado e assinar o documento de confirmação. Além disso, a unidade escolar poderá solicitar outros documentos necessários para efetivar a atualização ou para compor outras demandas, como, por exemplo, fotos 3×4 para a carteirinha de passe escolar.
O secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, pede que a sociedade aracajuana se atente ao calendário de matrícula, para que todo o processo seja feito de forma regular, sem prejudicar as crianças e adolescentes que pretendem permanecer ou ingressar na educação municipal.
“A sociedade aracajuana precisa entender que nós precisamos que ela esteja atenta ao calendário, para que a gente possa otimizar a nossa matrícula e atender a maior quantidade de aracajuanos possíveis. Mas, para que a matrícula ocorra efetivamente, a gente precisa contar com a colaboração da população, que ela se atente ao calendário, porque as famílias que não cumprirem os prazos, nós iremos precisar fazer com que aquela vaga retorne ao sistema para que ela possa atender a uma outra criança ou outro adolescente que precise da vaga”, explica.
Neste mesmo período, de 1° a 29 de dezembro, também é realizada a atualização dos alunos público-alvo da Educação Especial, em que todos aqueles matriculados no ano letivo 2023 devem entregar o laudo ou receituário com o documento da Classificação Internacional de Doenças, o CID.
Fonte: PMA
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju