Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Cortejo de Santa Bárbara acontece dia 4 de dezembro em Aracaju

Photo of author

Por Isto é Aracaju

A celebração que tradicionalmente acontece no dia 04 de Dezembro, às 09h, o Cortejo de Santa Bárbara abre as festividades do Calendário Antirracista do mês de Dezembro da capital aracajuana. A data se encontra no Calendário Oficial Cultural do Estado de Sergipe por meio da lei 8.146 de 2016.

Deste modo, o Cortejo de Santa Bárbara é realizado pela Associação Luz do Oriente ( A. L.O) em parceria com o Ilê Yátassytaoo Ifá Enibalé e presta homenagens à Santa Bárbara (santa aclamada pelos católicos) e a Iansã ( orixá presente nas religiões de matriz africana), demarcando a presença do sincretismo religioso.

Logo, os devotos podem ressoar os louvores trajados de vermelho e branco como todos os anos. Haverá um trajeto percorrido durante o cortejo, havendo uma parada no Mercado Central ( passarela das flores) e outra no Quartel dos Bombeiros de Aracaju para que os fiéis façam as suas preces ( Santa Bárbara é considerada madrinha dos bombeiros e protetora dos feirantes). “O Cortejo de Santa Bárbara também conhecido, como “Prova de Fogo” evidencia a presença dos povos de terreiros afro-sergipanos, através dos nossos saberes ancestrais ,propondo novas reflexões e rompendo paradigmas estruturais, como o racismo religioso.

“Neste sentido, através da festividade é possível enaltecer a nossa herança cultural afro e possibilita a movimentação turística da cidade, sendo necessário a viabilização de recursos para a ampliação do evento”, pontua a Presidente da Associação Rita de Cássia ( Mãe Tassytaoo).

O cortejo vai se iniciar na Associação Luz do Oriente (Rua Marcelino Procópio da Silva, 306- Bairro Industrial- Próximo ao Parque da Cidade), passando pelo Mercado Central de Aracaju , em direção ao Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (Rua Siriri, 762- Centro).Mais informações, através do telefone: 79 9 9918-5868 ( José dos Santos – um dos responsáveis pelo evento).

Fonte: Ascom Associação Luz Do Oriente

Compartilhe essa matéria via:

Deixe um comentário