Os portões do Centro de Excelência John Kennedy e da Escola Estadual Valnir Chagas, em Aracaju, abriram por volta das 7 horas desta quarta-feira, e a equipe diretiva já estava a postos para acolher os alunos, que tiveram um lanche reforçado e seguiram às salas de aula para responder às provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) 2023.
Nas duas escolas, mais de 223 alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio responderam às questões. Os professores e a direção das escolas também participaram respondendo aos instrumentais, que desenham a infraestrutura, o sistema de transporte, a alimentação escolar, entre outros itens. A expectativa é de que em todo o estado de Sergipe façam parte da estatística do Saeb 995 escolas públicas, 3.499 turmas e mais de 85 mil estudantes.
A estudante Layla Dantas dos Santos, aluna da 3ª série do ensino médio do John Kennedy, disse se sentir preparada para a prova, já que ao longo do ano letivo participou de revisões, respondeu aos simulados e estudou diariamente para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Espero fazer uma boa prova após esse café. Já venho me preparando, e agora é só passar o que eu aprendi”, apontou.
O diferencial no Centro de Excelência John Kennedy foi envolver toda a escola, ou seja, independentemente da série ou do ano em curso, os alunos que não responderiam às provas acolheram outros estudantes que chegavam e os incentivavam a fazer uma boa prova. Aluno da 2ª série e Jovem Protagonista, Jailson Júnior classificou como importante participar, mesmo que seja no fluxo de entrega da merenda. “Faço questão de participar e acompanhar. Acho importante envolver os amigos da escola, porque a partir daí teremos um resultado de prova positivo”, afirmou.
A estimativa era de que 86 alunos dos nonos anos e da 3ª série respondessem às questões no Centro de Excelência John Kennedy. Eles fizeram uma inscrição prévia, receberam um kit contendo caneta e palavras de incentivo. Segundo a diretora do John Kennedy, Armênia Ribeiro, a prova do Saese é a última avaliação externa da unidade escolar e fecha o ano letivo nesse quesito. “Estamos com a presença maciça. Os estudantes foram acolhidos, fizeram o credenciamento, tomaram o café da manhã e seguiram para a sala. Após a realização, também teremos um lanche festivo”, explicou.
Na Escola Estadual Valnir Chagas, também houve acolhimento e distribuição de uma caneca especial para quem participou, como forma de incentivo. A diretora Andréa Abreu destacou a prova como a coroação de um planejamento realizado com todos os professores no início do ano letivo.
A aluna Mirelle Daiane Santana, do 9º ano, pretende fazer o Enem ao terminar o Ensino Médio e destacou que a prova do Saese, para ela, serve como um incentivo para estudar mais. “Ajuda muito a deixar nossa cabeça mais aberta para aprender mais os conteúdos. Já me sinto preparado desde agora”, explicou.
Saese 2023 na prática
A aplicação da terceira edição do Saese ocorre no período de 21 de novembro a 1º de dezembro, com as redes públicas estadual e municipais, por meio de instrumentos avaliativos de Língua Portuguesa e Matemática nos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, e de questionários respondidos por dirigentes de educação, gestores escolares, professores e estudantes.
Cabem à Fundação Cesgranrio, instituição parceira da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), o planejamento e a coordenação geral de logística das operações de campo, sob a supervisão geral da Ceave/Seduc e das diretorias regionais de educação. “É por meio do Saese que se fará uma avaliação da qualidade da Educação de Sergipe e, a partir dos resultados provenientes dela, criar políticas educacionais baseadas em dados. Com o resultado, o Estado poderá pensar em propor melhorias da Educação”, destaca Ana Cristina, chefe do Serviço de Educação e Planejamento do Ensino da Diretoria de Educação de Aracaju.
Para a diretora do Ceave, Joniely Cruz, o Saese constitui-se em um importante instrumento para subsidiar, formular e monitorar as políticas educacionais, pautado na qualidade, equidade e na eficiência, bem como na produção de indicadores de referência, objetivando diagnosticar os níveis de aprendizagem dos estudantes das redes públicas estadual e municipais de ensino. A divulgação dos resultados deverá acontecer entre janeiro e fevereiro de 2024.
Por Isto é Aracaju / Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM
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