A cabeça da estátua do deputado Joaldo Barbosa, conhecido como Nego da Farmácia, foi arrancada por vândalos em uma praça no município de Boquim na noite dessa quinta-feira (26). O político foi morto a tiros há vinte anos.
Segundo a prefeitura da cidade, que emitiu nota de repúdio, o monumento foi alvo de depredação e crime contra patrimônio público. “Atos como esse, além de causar prejuízo ao patrimônio público, danificam e interferem na memória cultural e afetiva de nossa população”, escreveu.
A gestão ainda informou que está realizando restauração da estátua e registrou um boletim de ocorrência. O caso será investigado pela Polícia Civil através da análise de imagens registradas por câmeras de segurança do local.
Relembre o caso
Natural de Boquim, Joaldo Vieira Barbosa era deputado estadual de Sergipe e foi assassinado na porta de casa na Zona Sul de Aracaju. O crime teve motivação política.
A Justiça afirmou que um pistoleiro foi contratado pelo deputado suplente Antônio Francisco Garcez para matar Joaldo. Dessa forma, ele assumiria a vaga do deputado.
O suplente foi preso um ano depois e ganhou direito à prisão domiciliar, vindo a falecer aos 73 anos em 2010. O outro autor foi assassinado no ano de 2017.
Por Carolina de Morais, Portal A8SE
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju