O Hospital São José, localizado no bairro Santo Antônio, em Aracaju, está com o serviço suspenso de cirurgias eletivas realizadas pelo Serviço Único de Saúde (SUS). A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira, 27, pela direção da unidade hospitalar.
Segundo o coordenador-geral da unidade, Fúlvio Leite, os serviços foram paralisados por falta de pagamento aos médicos que prestam esse atendimento. “Com isso, estão suspensas as cirurgias de urologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular entre outras especialidades”, diz o profissional.
Fúlvio Leite diz ainda que outros médicos plantonistas e fornecedores estão sem receber. “Dessa forma, os plantões da urgência mental poderão ser paralisados em breve, causando total desassistência à população”. Salienta. “Sentamos com a Secretária de Saúde [Waneska Barboza] meses atrás no intuito de atualizar o contrato de prestação de serviço, mas nada foi definido ainda. Temos um contrato que não tem valores atualizados desde 2015, o que inviabiliza toda a operação do hospital”, complementa.
SMS
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que não há atraso que justifique a suspensão de cirurgias eletivas por parte do Hospital São José. “Por força de Lei, e por previsão contratual, o prazo que justificaria paralisações ocorreria somente após 90 dias e, no momento, a SMS vai iniciar o pagamento das faturas de agosto para os prestadores, como é o caso do São José”, diz inicialmente o comunicado.
Ainda segundo a nota,” somente no primeiro semestre deste ano, já foram pagos R$ 23.101.303,27, e que saldos remanescentes nas faturas mensais são comuns de acontecer por conta de encontros de contas e/ou por pendências documentais, por exemplo, emissão de nota fiscal correspondente ao serviço prestado”, destaca.
por João Paulo Schneider
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju