Com o tema “Desafios e oportunidades para o direito à educação no Brasil: Rumo ao novo PNE! Sem retrocessos e com ousadia!”, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação realiza, de 17 a 19 de outubro, o 11º Encontro Nacional, em Salvador/BA.
Os debates têm como objetivo fortalecer a articulação de centenas de entidades da Rede da Campanha, de todas as unidades da federação, em prol da participação no ciclo da Conferência Nacional Extraordinária de Educação (Conae 2024).
A Dirigente Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro/SE, presidente da Undime Sergipe e da Região Nordeste, Josevanda Franco, representou a instituição na mesa sobre os rumos da Conae 2024.
“A Undime espera que o Fórum Nacional de Educação (FNE) se mantenha como uma instância de discussão legitimada, com foco na construção de um Plano que possa atender as demandas educacionais nacionais, garantindo assim, a melhoria da qualidade de ensino e a valorização dos professores”, disse Josevanda Franco, que é representante titular da Undime na Campanha.
A coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda, comentou sobre os desafios e oportunidades para a efetivação do direito à educação. “Estamos diante de um novo paradigma, de uma crise diante da ordem liberal global. E, para a educação, há a questão da privatização, da digitalização e da entrada das grandes empresas internacionais. É preciso construir novos paradigmas, da agenda de bem comum e de mudança sistêmica”, afirmou.
Mesas
Na quarta-feira, 18 de outubro, haverá o Seminário sobre o PNE “Balanço e desafios para a próxima década, sem retrocessos e com ousadia, considerando as dimensões nacional e da Bahia”, das 14h às 18h.
Já no último dia, quinta-feira, 19 de outubro, as representações do direito à educação de diversos estados realizarão uma revisão do plano estratégico produzido, dentro de uma assembleia. E, ao final, a Campanha fará, em parceria com a Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (Clade), o lançamento de dados de um estudo inédito sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) na educação indígena de mulheres.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Undime/SE
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju