No Brasil, o Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro e é um muito aguardado pelos pequenos. A data é marcada por brincadeiras, momentos de lazer e, claro, presentes. Mas, a psicóloga e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Maurício de Nassau Aracaju, Rafaela Santos, orienta que este pode ser um momento importante para que as famílias deixem os eletrônicos de lado e tenham momentos especiais juntos.
“Não apenas as crianças, os pais também passam muito tempo conectados e esquecem de estimular o desenvolvimento dos seus filhos e de passar um tempo de qualidade com eles, o que acaba afastando toda a família. O papel dos pais deve ser de perceber essas dificuldades e incentivar maiores trocas presenciais entre as famílias, como momentos de lazer e de refeições juntos”, afirma Rafaela.
Por isso, Rafaela Santos orienta que, neste Dia das Crianças, os pais vão além dos presentes, priorizando momentos que criem vínculos com seus filhos como, por exemplo, brincadeiras em casa, refeições em família, assistir filmes, escolher o cardápio da semana na casa, escolher o passeio do final de semana, realizar atividades de casa simples, desenhos em família e montagem de um álbum de fotos.
A psicóloga ainda destaca que a perda desses momentos afeta diretamente a criação e manutenção de vínculos entre as pessoas e, com isso, há um déficit na troca de confiança entre pais e filhos. “A longo prazo, a falta de vínculo e confiança promove um distanciamento e as relações se tornam continuamente mais frágeis. Maiores dificuldades de reconhecimento de situações que adoecem podem ocorrer, principalmente na adolescência”, destaca Rafaela.
Por Assessoria de Imprensa
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju