Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Polícia Civil cumpre mandados contra nove servidores da Prefeitura de Cristinápolis por associação criminosa

Photo of author

Por Isto é Aracaju

O Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública da Polícia Civil (Deotap) cumpre mandados contra servidores da Prefeitura Municipal de Cristinápolis durante operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (21). Eles são investigados por crimes relacionados a fraudes em licitação, associação criminosa e peculato.

Segundo denúncias, o grupo teria subtraído peças de veículos, como motores e caixas de marcha, sendo que algumas eram destinadas à venda clandestina e outras faziam parte de um esquema de desvalorização de veículos da frota pública de maneira intencional para que fossem comercializados em leilões de bens móveis. Os mesmos depreciadores dos carros eram beneficiados com arrematação dos veículos a preços muito baixos nos leilões. 

Na investigação, ficou constatado que a gestão firmou contratos de altos valores para locação de veículos com seis empresas do ramo. Nos últimos anos, houve uma intensa deterioração da frota de veículos do município, com muitos carros sem motor, caixa de marcha e pneus.

Durante transição de mandato na prefeitura, os carros estavam em plenas condições de funcionamento. Foram solicitadas relatório de transição do Governo três vezes e, após muito tempo, foi enviado documento com informações precárias e parciais. 

A suspeita é de que a Prefeitura de Cristinápolis tenha superfaturado valores de contratos de locação de veículos, com os mesmos modelos sendo contratados em cidades próximas por R$ 9 mil e na cidade de Cristinápolis no valor de R$ 25 mil, a exemplo de um caminhão-pipa. 

O levantamento bancário dos investigados mostra 285 movimentações financeiras suspeitas entre os investigados. O Deotap contou com levantamento feito pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil de Sergipe para rastrear as informações. O relatório de análise bancária e fiscal está em processamento para subsidiar os investigadores.

A ação apreendeu diversos documentos, celulares, computadores e outros equipamentos.

Compartilhe essa matéria via:

Deixe um comentário