Em alusão ao Setembro Dourado, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE), por meio do Projeto Estrela Guia, realizou, na tarde do dia 12/9, a palestra “Sinais e Sintomas do câncer infantojuvenil”, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS).
A palestra, direcionada a profissionais da saúde, foi ministrada pelo oncologista pediátrico do GACC/SE Venâncio Gumes, que alertou de maneira didática sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, quais os sinais e sintomas e casos da doença.
De acordo com o oncologista pediátrico do GACC/SE, Venâncio Gumes, o cenário demonstra uma média entre 90 a 100 casos de câncer em crianças e adolescentes ao ano em Sergipe. “Falar na importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, nosso foco principal é envidar esforços para que a criança chegue ao nosso serviço de referência, ao confirmar a suspeita e uma vez chegando com o diagnóstico, iniciar prontamente o atendimento e o tratamento. Essa criança chegando no estágio inicial de doença, será submetida a menos tempo de tratamento e em consonância com o objetivo maior, que é a cura com qualidade de vida”, enfatizou o médico.
Sinais e Sintomas
Sobre os sintomas do câncer infantojuvenil, o oncologista destaca: febre que dure mais de oito dias, sangramentos espontâneos, dores de cabeça matinais e frequentes associadas a vômitos, caroços ou massas no corpo, desequilíbrio, alteração do ritmo intestinal de forma brusca, manchas roxas sem associação a locais de pancadas, reflexo de olho de gato quando submetidos ao flash em fotos.
“Qualquer suspeita, a criança ou adolescentes deve ser imediatamente encaminhada à Unidade de Saúde da Família (USF) Osvaldo Leite, no bairro Santa Maria, que é o nosso centro de referência pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Lá será prontamente atendido, exames feitos de forma mais rápida que na rede e precisando de qualquer procedimento, biópsia ou a necessidade de se encaminhar para outro estado, o primeiro passo é ir ao Centro de Oncologia. Repito: o foco é o diagnóstico precoce”, afirmou Gumes.
Possível vacina contra o câncer
Questionado sobre a notícia divulgada em 11/9/23, em âmbito nacional pela empresa farmacêutica Moderna, que anunciou investimentos para acelerar vacinas contra o câncer, o oncologista responde: “Todo mundo quer um tratamento milagroso, que infelizmente até o momento, não existe. Em São Paulo a pesquisa da vacina é uma opção de tratamento, mas isso ainda está em estudo. Imunizantes são opções que vão agir contra o tumor, criadas a partir do próprio tumor, mas isso ainda não é a cura milagrosa. Por enquanto o tratamento é identificar os sinais e sintomas cedo, fazer quimioterapia e radioterapia e alguns tratamentos com imunoterapia. E o diagnóstico precoce é fundamental porque amplia a qualidade de vida do paciente”, argumentou Venâncio Gumes.
A palestra foi uma realização do GACC/SE, por meio do Programa GACC Saúde e do Projeto estrela Guia, que tem como objetivo contribuir para a atenção na identificação precoce do câncer e doenças raras em crianças e adolescentes, de forma a reduzir o tempo entre diagnóstico, início de tratamento e o controle da doença, nos municípios e comunidades parceiras do estado de Sergipe.
Participaram do evento, profissionais e acadêmicos da área da saúde, gestores e representantes do GACC/S.
Fonte: GAAC-Sergipe
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju