Na bagagem os atletas de Florianópolis levam muito mais do que os títulos conquistados até agora, no Teqball. Rodrigo Medeiros e Matheus Ferraz, que representam o Desafio nas Alturas, chegam ao Rio de Janeiro com a experiência de já ter participado de dois mundiais da modalidade, em 2021 e 2022. Eles são a quarta melhor dupla masculina de Teqball do mundo, e atualmente são a melhor dupla masculina brasileira.
O primeiro Torneio Internacional de Teqball da América Latina vai ser entre os dias 07 e 10 setembro. Os jogos classificatórios e a disputa pelo terceiro lugar serão na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. Já a grande final das três categorias, duplas masculina, feminina e mista, será no domingo, na Praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace.
É na praia mais conhecida do Brasil que Ferraz e Medeiros estão focados para entrar em quadra. Mas sabem que para chegar até a final, têm grandes batalhas para enfrentar no Tour do Rio de Janeiro. Duplas da Hungria, Sérvia e Romênia, que estão entre as melhoras do mundo, também estarão na etapa da América Latina, e podem cruzar o caminho dos atletas do Desafio nas Alturas.
“A expectativa para o campeonato está bem alta e pretendemos colocar em prática tudo o que estamos treinando. Estamos nos dedicado bastante, e não só nos treinos com mesa, também nas aulas com o personal e na academia. Temos toda uma equipe com fisioterapeuta, nutricionista, nutróloga, que também está nos ajudando a alcançar o mais alto nível e chegar ao nosso objetivo,” comenta Matheus Ferraz.
O mundo do Teqball no Rio de Janeiro
Só na categoria masculina, estão inscritas 38 duplas do mundo. Na dupla mista, são 40, e outras 17 na dupla feminina. Atletas dos Estados Unidos, Itália, México, Canadá e de países da América do Sul também estarão no Rio de Janeiro.
“A cada campeonato internacional que a gente participa, percebemos o quanto as duplas têm evoluído no Teqball. Mas sabemos também que com o trabalho que temos feito, evoluímos muito, e estamos com foco total nas competições internacionais. Queremos muito este título, e vamos buscar com força. Será uma prévia do Mundial no fim do ano, e será ótimo, porque vamos conhecer um pouco mais do jogo de cada dupla”, enfatiza Rodrigo Medeiros.
Este ano o World Teqball Championships 2023 será disputado entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro, em Bangkok, na Tailândia. A dupla do Desafio nas Alturas está com grandes chances de conquistar a vaga pela terceira vez consecutiva.
Ferraz e Medeiros foram campeões das três etapas disputadas este ano, no Tour Teqball Brasil, e estão em primeiro lugar no Ranking Brasileiro 2023. Até o fim do ano, segundo a Confederação Brasileira de Teqball, deve ter mais uma etapa, em cidade ainda a ser confirmada. Já no Ranking Mundial de Duplas Masculinas de Teqball, Matheus e Rodrigo estão na 17ª posição.
Teqball Tour RJ com 30 mil dólares em premiação
O TeqBall Tour é organizado pela Federação Internacional de TeqBall (FITEQ), juntamente com a Confederação Brasileira de TeqBall. Vão ser distribuídos 30 mil dólares em premiação nas três categorias. O torneio vai ter transmissão da Sportv.
Para a vice-presidente da Confederação Brasileira de Teqball, a premiação que equivale a cerca de 150 mil reais, e a transmissão ao vivo da Sportv, são um marco para o esporte. “Nossa expectativa é que o Teqball não apenas fortaleça a base de fãs existente, mas também atraia novos adeptos e curiosos que desejam experimentar este esporte inovador. A presença de equipes e jogadores de diversas partes do mundo, principalmente de atletas da atual seleção brasileira, não apenas promete uma competição única e emocionante, mas também valida nossa crença no potencial do Teqball”, frisa Paola Macchi.
Esse ano o Teqball Tour já passou por Dubai, Madri, cidades dos Estados Unidos, Polônia, Hungria, Tailândia entre outros países. Depois do Rio de Janeiro, estão confirmadas etapas na Croácia, novamente nos Estados Unidos, até chegar ao Mundial, em Bankgok.
Teqball
O Teqball foi criado na Hungria em 2014, pelo ex-jogador de futebol Gábor Borsányi, que ocupa a presidência da Federação Internacional de Teqball, e Viktor Huszár, cientista computacional, que está na presidência do Conselho da Fiteq.
O esporte, que tem características do futebol, futevôlei e tênis de mesa, é praticado com uma bola de futebol em uma mesa semelhante à de pingue-pongue, mas é curva e a rede é feita de fibra de vidro. A principal regra é que todas as partes do corpo podem ser utilizadas na disputa, exceto os braços e as mãos.
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju